Metodologia para quem quer aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.131p.
Pedro Demo é catarinense, filho de pais agricultores. Estudou em semináriofranciscano, onde fez filosofia e parte da teologia. Na Alemanha fez doutorado em sociologia (1971), cuja tese recebeu nota máxima e foi publicada em 1973 (Anton Hains Verlag,Meisenheim). Voltando ao Brasil, foi assessor dos bispos até 1975, quando ingressou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (Ministério do Planejamento,Orçamento e Gestão), onde permaneceu até 1994 e se aposentou. Assumiu, então, tempo integral na Universidade de Brasília (UnB), o Departamento de Sociologia. Fezpós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) (1999-2000). Em 2003 retornou ao Departamento de Sociologia, onde se aposentou em maio de 2008. Em dezembrode 2009 foi nomeado Professor Emérito da UnB. Até o momento publicou 92 livros, nas áreas de política social (educação) e metodologia científica. Desde fins de 1980dedica-se ao desafio de formação permanente de professores.

Pedro Demo, através de seu livro, apresenta a atual situação do sistema de ensino brasileiro. O autormostra as falhas e utiliza métodos a serem utilizados na construção do conhecimento. Além disso, aborda a importância da pesquisa, argumentação, motivação e dequestionar e ser questionado.
O presente livro está dividido em três capítulos. O primeiro está intitulado como “Estudar” e dividido em cinco itens. O objetivo do autornesse capítulo é questionar a maneira no qual se estuda entre nós, onde não há na maioria das vezes pesquisa, elaboração, desconstrução, reconstrução e motivação
tracking img