Metodologia para quem quer aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1 INTRODUÇÃO

O texto apresentado neste trabalho tem como objetivo apresentar para o leitor uma resenha crítica do livro Metodologia para Quem Quer Aprender de Pedro Demo, para fins de avaliação da disciplina de Metodologia Cientifica do curso de Enfermagem daUniversidade Federal de Santa Maria.

O autor apresenta a atual situação do sistema de ensino brasileiro apresentando as falhas e conceituando os artifícios a serem utilizados na construção do conhecimento, como estudar, como aprender e como ensinar.

No decorrer da obra é abordada a importância da pesquisa, elaboração, argumentação, dar sentido ao que se cria sem pretender ser o dono daverdade, questionar e ser questionado. A pesquisa, a elaboração a criação levam com que se tenha convicção do que esta sendo apresentado ou escrevendo, e assim se reconstrói o conhecimento.

É fundamental saber convencer com a força dos argumentos sem o objetivo de se tornar o dono da verdade, mas sim a ponto de debater tantas vezes quanto for necessário.

Pessoas educadas são a riqueza das naçõesmais do que seus recursos materiais.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 Obra

DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, 2008.131p.

2.2 Credenciais da Autoria

Pedro Demo é catarinense, filho de pais agricultores. Estudou em seminário franciscano, onde fez filosofia e parte da teologia. Na Alemanha fez doutorado em sociologia (1971), cuja tese recebeu nota máxima e foipublicada em 1973 (Anton Hains Verlag, Meisenheim). Voltando ao Brasil, foi assessor dos bispos até 1975, quando ingressou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), onde permaneceu até 1994 e se aposentou. Assumiu, então, tempo integral na Universidade de Brasília (UnB), o Departamento de Sociologia. Fez pós-doutorado na Universidade daCalifórnia em Los Angeles (UCLA) (1999-2000). Em 2003 retornou ao Departamento de Sociologia, onde se aposentou em maio de 2008. Em dezembro de 2009 foi nomeado Professor Emérito da UnB. Até o momento publicou 92 livros, nas áreas de política social (educação) e metodologia científica. Desde fins de 1980 dedica-se ao desafio de formação permanente de professores.

2.3 Conclusões da Autoria

PedroDemo, através deste livro, conclui que o sistema de ensino brasileiro está equivocado.

Demo deixa claro que tudo que se quer de um aluno é que ele saiba pensar e que o aluno é a imagem e semelhança do seu professor. Só que está ocorrendo por anos é que os professores em sua formação não são incentivados a pensar, pesquisar e elaborar. Durante a formação eles só assistem aulas e fazem provas.Quando esses professores vão dar aulas, fazem a mesma coisa, criando-se assim um ciclo vicioso.

Sendo assim os professores fingem que dão aula e os alunos fingem que aprendem, nisso o que empaca é o pensar. Demo ressalta a importância da autoria para o aprendizado, que é o ato de buscar no aluno seu lado reflexivo que lhe permite ser um produtor de idéias.

Ele conclui que autoria é fundamentodocente e discente, por ser referência crucial da aprendizagem no professor e no aluno.

Demo fala que sempre estamos preocupados com o estudo do aluno, no entanto essa preocupação tem que ser direcionada para os professores também, pois a estranheza, com os estudo, dos alunos é decorrência da mesma estranheza do professor, sendo a pesquisa item fundamental para o aprendizado tanto docente comodiscente, se quisermos alunos que estudem bem precisamos inventar professores que estudem bem também.

Por fim ele fala dos meios de fugir desse tipo de “aprendizado”, que se dá em sala de aula, utilizando novas tecnologias para tornar o estudo menos aborrecido, mesmo que demande o mesmo esforço e dedicação do modo convencional. Com essas novas tecnologias podemos enfrentar o estudo com outro...
tracking img