Metodologia para os alunos que desejam estudar de verdade

Metodologia
Para os alunos que desejam estudar de verdade

Roberto Gonçalves da Silva

Florianópolis 2002
1

APRESENTAÇÃO

Este texto foi elaborado para oferecer orientações metodológicasbásicas para instrumentalizar o estudo dos meus alunos - tendo em conta as carências por eles trazidas do 2° grau, relativas à organização da sua vida acadêmica, à leitura de textos científicos e àprópria organização de estratégias de trabalho em grupo para discussão e debates de temas importantes para a sua formação profissional.

Apesar das inúmeras tentativas de re-estruturação do ensino de2° grau, ocorridas nos últimos tempos, o panorama não se alterou substancialmente, sendo que algumas das carências até se agudizaram. Minha experiência no cotidiano universitário, permitiu-me constatarque muitas das dificuldades do trabalho intelectual dos meus alunos decorrem da sua carência efetiva de instrumentalização lógico-conceitual e técnica.

Espero, que este pequeno texto possacontribuir para o aperfeiçoamento das relações ensino-aprendizagem que hoje ocorrem nesta Universidade.

Roberto Gonçalves da Silva Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo UFSC

1 INTRODUÇÃO
QUAL O OBJETIVO DESTE TEXTO?

Desejo oferecer a você, alguns elementos metodológicos que o auxiliem a estudar de verdade, organizando a sua atividade intelectual e proporcionando um desempenhoefetivo na sua carreira universitária. Neste período da sua vida, em que a Universidade constitui-se como meio de integração social e relacionamento humano, é importante que sua vivência se transformenum momento de concentração, de pensamento e de reflexão rigorosa, sem contudo desprezar o necessário prazer decorrente do cultivo do ócio.

Se o estudo significa a paixão de descobrir o mundo - suaefetividade propicia descobertas e invenções sempre comprometidas com a melhoria das condições de vida dos homens. Para permanecer redescobrindo e reinventando, sua atividade universitária...
tracking img