Metodologia para os alunos que desejam estudar de verdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 33 (8063 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia
Para os alunos que desejam estudar de verdade

Roberto Gonçalves da Silva

Florianópolis 2002
1

APRESENTAÇÃO

Este texto foi elaborado para oferecer orientações metodológicas básicas para instrumentalizar o estudo dos meus alunos - tendo em conta as carências por eles trazidas do 2° grau, relativas à organização da sua vida acadêmica, à leitura de textos científicos e àprópria organização de estratégias de trabalho em grupo para discussão e debates de temas importantes para a sua formação profissional.

Apesar das inúmeras tentativas de re-estruturação do ensino de 2° grau, ocorridas nos últimos tempos, o panorama não se alterou substancialmente, sendo que algumas das carências até se agudizaram. Minha experiência no cotidiano universitário, permitiu-me constatarque muitas das dificuldades do trabalho intelectual dos meus alunos decorrem da sua carência efetiva de instrumentalização lógico-conceitual e técnica.

Espero, que este pequeno texto possa contribuir para o aperfeiçoamento das relações ensino-aprendizagem que hoje ocorrem nesta Universidade.

Roberto Gonçalves da Silva Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo UFSC

1 INTRODUÇÃO
QUAL O OBJETIVO DESTE TEXTO?

Desejo oferecer a você, alguns elementos metodológicos que o auxiliem a estudar de verdade, organizando a sua atividade intelectual e proporcionando um desempenho efetivo na sua carreira universitária. Neste período da sua vida, em que a Universidade constitui-se como meio de integração social e relacionamento humano, é importante que sua vivência setransforme num momento de concentração, de pensamento e de reflexão rigorosa, sem contudo desprezar o necessário prazer decorrente do cultivo do ócio.

Se o estudo significa a paixão de descobrir o mundo - sua efetividade propicia descobertas e invenções sempre comprometidas com a melhoria das condições de vida dos homens. Para permanecer redescobrindo e reinventando, sua atividade universitária requerinstrumentos adequados em três níveis: técnico, lógico e conceitual. • As sugestões técnicas aqui apresentadas visam disciplinar o seu trabalho intelectual, garantindo-lhe maior produtividade. • Elas, por sua vez, fundamentam-se no rigor da lógica, sem o qual não seria desenvolvido nos estudantes o ato de refletir, condição necessária para se atingir o objetivo maior de levá-los a aprender apensar. • Para que se complete a aprendizagem, necessitamos ainda dos recursos conceituais. Cada disciplina deve oferecer conceitos fundamentais que o ajudem a se posicionar diante do conteúdo que lhe é apresentado. O domínio de tais conceitos das áreas especificas e afins - é imprescindível para o conhecimento verdadeiro e para o desenvolvimento do pensamento e da pesquisa.

2

I- O ESTUDO NAUNIVERSIDADE

O ingresso na vida universitária passa a exigir de você uma postura de auto-atividade didática que deverá ser, sem dúvida, crítica e rigorosa. O ensino tradicional que normalmente vem sendo desenvolvido nas escolas – apenas informativo – não está preparando os estudantes para assumir seu verdadeiro lugar no processo de ensino-aprendizagem. A maneira tradicional de estudar deve serimediata e definitivamente abandonada, por todos aqueles que entendam a educação como uma forma de responsabilidade social e histórica. Em contrapartida, deverão assumir imediatamente a posição de sujeitos do ato de estudar. Todo processo educacional deve fornecer os instrumentos para uma atividade criadora. Para tanto, você deve empenhar-se ao máximo, na individualização do seu trabalho intelectual eapoiar-se no domínio e na manipulação de uma série de instrumentos que devem estar contínua e permanentemente ao alcance de suas mãos; é com o auxilio deles que você deverá organizar sua vida de estudo e disciplinar sua vida cotidiana. Voce deve convencer-se que sua aprendizagem é uma tarefa eminentemente pessoal. O E S T U D O

O QUE É?

O estudo, na prática, se traduz pela conquista de...
tracking img