Metodologia em design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SENAI – CETIQT

BACHARELADO EM DESIGN DE MODA
METODOS E PROCESSOS EM DESIGN
Prof. Sérgio Sudsilowsky


Design é metodologia: procedimentos próprios do dia-a-dia do designer
Por Joaquim Redig (reprodução autorizada pelo autor)


1. “Design”?



Há pouco tempo, num trajeto de táxi no Rio de Janeiro, o motorista perguntou em que eu trabalhava. Receoso de que ele pudesseestranhar a palavra Design falei: “Desenho Industrial”. No que ele retrucou “Ah, Design?”. Após dois segundos me refazendo da surpresa, respondi: “É, Design”.

Se é bom que todos saibam o que seja Design, por outro lado esta é a palavra cada vez mais vulgarizada e, infelizmente, mal empregada. Não é o caso desse exemplo, em que meu interlocutor associou Design a Desenho Industrial. Mas a mídia,pós-moderna na tecnologia, mas ainda pré-industrial na mentalidade, pensa de Design é Artesanato - só que moderno.

O equívoco é enorme:

1) Enquanto o designer busca, antes de tudo, resolver problemas, atendendo as necessidades da sociedade, o artesão, como todo artista, busca, antes de tudo, expressar-se através de suas criações – ainda que eventualmente utilitárias.
2) O artesãoproduz ele mesmo as peças que cria e as vende, depois de prontas, diretamente para o consumidor, ou o apreciador da obra – geralmente pessoa física – enquanto o designer não produz nem comercializa o produto mas vende, por encomenda, apenas sua idealização (ou projeto) para um terceiro – quase sempre pessoa jurídica – que o irá produzir e vender para o consumidor final.
3) O artesãotrabalha com determinado tipo de material ou de objeto, enquanto os designers se propõem a trabalhar com qualquer tipo de objeto ou material.

Enfim, as diferenças são muitas.

Mas nos jornais de hoje em dia não há cadernos de arte ou decoração ou coluna social que não contenha a palavra “designer”, geralmente associada a ceramistas, decoradores, cenógrafos, iluminadores, costureiros, joalheiros,etc. Até carnavalescos (que uma vez por ano montam aquela parafernália dos desfiles das escolas de samba), doceiros, e mesmo cabeleireiros, hoje se denominam “designers”!

O que diferencia um designer industrial, por exemplo, de um “cake designer” (!) ou um “hair designer” (!!) – termos usados pela mídia – é a metodologia. Porque, para resolver problemas – às vezes altamente complexos – osdesigners precisam de metodologia.

Exemplo: Tive a oportunidade de trabalhar num projeto de comunicação visual que visava traduzir para a população todo o sistema de transporte público da cidade de São Paulo, integrando as redes de trem, metrô, ônibus elétricos e ônibus convencionais. O sistema gráfico que planejamos configurava uma verdadeira linguagem, que levava o pedestre a compreender,rapidamente, em qualquer lugar que estivesse, como chegar a qualquer outro ponto da cidade, quais os meios de transporte mais adequados ao seu percurso, com respectivos horários, tarifas e pontos de conexão.

Para resolver um problema vasto como este, com tantos dados, considerando-se o tamanho da cidade, a quantidade e variedade de vias e de trajetos, a quantidade e variedade de veículos, e o volume deusuários, tivemos que utilizar processos metodológicos extensivos e intensivos (estruturados em quadros de coordenadas), muito diferentes do trabalho do artesão.

2. “Metodologia”?

Ao longo de quase 4 décadas de trabalho diário no Design, nunca desenvolvi um projeto que não tivesse sido “transportado” pela metodologia – processo que aprendi na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) ecom mestre Aloisio Magalhães, que por sua vez realizou um volume ainda maior de trabalhos dessa maneira.

Porém, muitas vezes vi na literatura especializada e em palestras acadêmicas exemplos de metodologias de Design que me parecem distantes do Design, pelo menos da minha experiência nesta atividade – adquirida em épocas, contextos e produtos (gráficos/industriais) os mais diversos, e...
tracking img