Metodologia do trabalho cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO



O conhecimento científico constitui-se de um conjunto de pesquisas realizadas através de métodos, adquiridos de geração em geração. Através de ordem prática e de novas leis, nos séculos XVI e XVII, os estudos anteriores feitos por: Copérnico, Bacon, Galileu, Aristóteles dentre outros, se baseavam nos estudos do universo, da natura e do homem. Já no séculoXVIII, estes estudos ganharam como forte aliados as técnicas da química e da biologia, relacionada ao átomo, à luz, à eletricidade, ao magnetismo e à energia, formando um conhecimento mais objetivo da estrutura e das funções dos organismos vivos. No século XX, a ciência juntou o mundo físico e humano, atingindo um grau de precisão surpreendente em vários setores da realidade, sendo que no século XXIhouve a adequação de alguns estudos, a preocupação com as questões ambientais, o esgotamento dos recursos naturais e a manutenção da vida no planeta Terra.

O Conhecimento e seus níveis.

A realidade e tão complexa que o homem, para apropria-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento O conhecimento faz do ser humano um individuo diferente dos demais, na medida em que elepossibilita fugir da submissão da natureza. O homem não atua diretamente sobre as coisas, sempre há um alguém que serve de ligação, um auxílio entre ele e suas ações. Para entendermos melhor, existem quatro níveis de conhecimento fundamentais: conhecimento empírico, conhecimento científico, conhecimento filosófico e conhecimento teológico.

O Conhecimento Empírico

Popular ou vulgar é o modocomum, corrente espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiência causais, ingênuas, isto é adquiridos pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou com outro meio social, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e nas previsões do que há de suceder. Obtido por meio de interação, o conhecimentoempírico, continua na forma de ensaios e tentativas que resultam em erros e acertos.

O Conhecimento Científico

É o conhecimento real e sistemático, próximo ao exato, procurando conhecer além do fenômeno em si as causas e leis. Por meio da classificação, comparação, aplicação dos métodos, análise e síntese, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princípios e leis queestruturam um conhecimento rigorosamente válido e universal. Nestes, são feitos questionamentos e procuradas explicações sobre os fatos, através de procedimentos que possam levar ao resultado com comprovação. Não é considerado algo pronto, acabado e definitivo, busca constantemente explicações, soluções, revisões e reavaliações de seus resultados, pois segundo Cervo e Bervian (2002), a ciência é umprocesso em construção.



O Conhecimento Filosófico

Enquanto a ciência estuda uma parte da realidade sensível, a filosofia questiona todas as coisas, procurando saber sua essência, sua origem, seu destino, seu sentido. A Filosofia procura compreender a realidade de um conjunto de circunstâncias à volta de um acontecimento mais universal. Entretanto, a Filosofia habita o ser humano a fazer usode suas faculdades para ver o melhor sentido da vida concreta, ela distinguiu-se do conhecimento cientifico pelo objeto de investigação e pelo método.

Filosofar nada mais é do que interrogar e questionar a si mesmo e a realidade, ela atrai a si mesma e se degenera quando é posta em fórmulas, por isso entende-se que o ponto fundamental da mesma é a reflexão.



O Conhecimento TeológicoÉ o estudo de questões referentes ao conhecimento da divindade, implicando sempre em atitude de fé diante de revelações de um mistério ou sobrenatural, interpretadas como mensagens ou manifestações divinas. Esse conhecimento intimamente relacionado à um Deus, seja este Jesus Cristo, Buda, Maomé, um ser invisível ou qualquer entidade entendida como ser supremo, dependendo da cultura de cada...
tracking img