Metodologia do trabalho cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema I – O Ser Humano, A sociedade e o Conhecimento.

1.1 A metodologia Científica e a construção do conhecimento
A metodologia do trabalho científico é uma disciplina que utilizaremos por todo tempo no ambiente acadêmico. A metodologia cientifica corresponde aos procedimentos a ser adotados na construção do conhecimento utilizando métodos e técnicas. Num contexto cientifico é necessárioutilizar a aplicação do dos métodos necessários para dar validade aos resultados da pesquisa cientifico
Para a realização dos estudos é imprescindível que as operações conhecer, agir e fazer seja utilizado para o desenvolvimento do estudo.
Os métodos que serão utilizados dependeram da área de estudo que ira estuda-la, pois não existe um único método a ser aplicado.
Método e Técnica: o método éum conjunto de ação e está relacionado à estratégia. São adequados a cada tipo de pesquisa. Já a técnica está ligada ao modo de como realizar a atividade, como a coleta de dados, referente à parte pratica.
O ensino Superior é voltado para o aperfeiçoamento do profissional na área que o mesmo irá atuar. Proporciona competência técnico-profissional, competência científica e competência politicamostrando que a metodologia do trabalho científico não se limita aos afazeres didáticos pedagógicos.
No nosso dia a dia o ato de conhecer se torna tão despercebido que se passa em nossa vida como algo natural. Aprendemos e adquirimos conhecimento a todo instante no mundo, seja se relacionando com outras pessoas ou com fatos corriqueiros que aconteçam com nos mesmos. O conhecimento é um atributode todo ser vivo para reagir no mundo em que vive para sua sobrevivência.
O conhecimento e resultado da relação entre sujeito e objeto (mundo).O conhecimento mostra aos humanos que eles estão sempre se renovando
à medida que adquirem novas informações e que estão abertos a aceitar na realidade.
Relação dos seres humanos com o conhecimento
O ser humano passar a usar o conhecimento quando omesmo se adequa no mundo em que vive, ou seja, algo que já esta pronto.Ele produz esse conhecimento quando se critica diante do mundo, fazendo assim um conhecimento. Esse conhecimento é feito pelos humanos e é usado por eles mesmos em função deles.

1.1.2 Tipos de conhecimento
O conhecimento racional pode ser dividido em quatro: conhecimento popular, Conhecimento Cientifico, ConhecimentoFilosófico e Conhecimento Religioso.
Conhecimento Popular, Vulgar, Empírico ou Senso Comum.
Esse tipo de conhecimento é aquele que se obtém no dia a dia. Vem da tradição ou do ouvir dizer daqueles que já passam por determinadas situações e que gera certezas intuitivas e pré-criticas.
Características: Superficial: conforma com a aparência; Sensitivo: referem-se a vivencia, emoções da vida diária;Subjetivo: é o próprio ser humano que organiza seu conhecimento; Assistemático: não visa sistematização de idéias; Acrítico: esse conhecimento nunca é de forma critica; Verificável: é o que se percebe no dia a dia; Inexato: pois o conhecimento vem do que se ouviu dizer sobre o determinado objeto;
Conhecimento Científico
É o conhecimento de um objeto que passou por uma observação,experiência dos fatos e um método próprio. Ele se difere do popular pois tem a capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar de induzir ou aplicar leis comprovadamente.Esse conhecimento nasce da duvida e se consolida com a certeza de leis, depois de vários estudos.
Características: Real: constitui de fatos; Contingente e objetivo: pode ter hipóteses falsas ou verdadeiras que seráconhecida através da experiência;Sistemático: é um saber ordenado;Racional: consiste de um conjunto correlacionado;Verificável;Falível: não pode ser definitivo, absoluto ou final; e é aproximadamente exato.
Conhecimento Filosófico
A filosofia utiliza princípios racionais e é de acordo com as leis formais do pensamento. O primeiro a utilizar a palavra filosofia foi Pitágoras e significa amar a...
tracking img