Metodologia do trabalho científico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA

















AÇO INOXIDÁVEL E SUAS CARACTERÍSTICAS

























São Luís - MA

2010



Julielna de Menezes Chaves
Lisiane Fernanda de Azevedo
Mayanna Aires Duarte


















AÇO INOXIDÁVEL E SUAS CARACTERÍSTICASProjeto de pesquisa referente à área de atuação do técnico em Metalurgia e Materiais para a obtenção de nota na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.





















São Luís - MA

2010

SUMÁRIO



1 REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................................. 3
2OBJETIVOS....................................................................................................................... 4
3 O QUE É UM AÇO INOXIDÁVEL ................................................................................. 5
3.1 O PAPEL DO CROMO E A PASSIVIDADE ................................................................ 6
3.2 CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOSINOXIDÁVEIS.......................................................... 7
3.3 RESISTÊNCIA À CORROSÃO..................................................................................... 8
3.4 UTILIZAÇÃO DOS AÇOS INOXIDÁVEIS................................................................. 8
4 METODOLOGIA ............................................................................................................. 9
5 CRONOGRAMA............................................................................................................... 10
REFERÊNCIAS ....................................................................................................................
































1 REFERENCIAL TEÓRICO



O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley(1871-1948), que começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield (Inglaterra).
Em 1912, Harry começou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas de fogo como resultado do calor liberado pelos gases.
Deinício a sua pesquisa consistia em investigar uma liga que apresentasse uma maior resistência a corrosão. Porém, ao realizar o ataque químico para revelar a microestrutura desses novos aços com altos teores de crómo que estava a pesquisar, Brearley notou que o ácido nítrico - um reactivo comum para os aços - não surtia efeito algum.
Brearley não obteve uma liga metálica que resistia aodesgaste, obteve porém uma liga metálica resistente a corrosão. A aplicação imediata foi destinado para a fabricação de talheres, que até então eram fabricados a partir de aço carbono e se corroíam com facilidade devido aos ácidos presentes nos alimentos.
O uso do aço inox tem crescido de forma destacável nas últimas décadas. Na maioria das aplicações em arquitetura, a aparência, oprestígio e a qualidade estética são características combinadas com as conhecidas considerações funcionais proporcionadas pelo material: alta resistência à corrosão, impacto, abrasão e durabilidade. Sendo o aspecto visual de grande importância na escolha e aplicação do material, são necessários cuidados específicos na fabricação das peças e componentes, além de, pela parte do arquiteto, um bomprojeto de detalhamento, e, finalmente, uma execução adequada. Os aços inoxidáveis são ligas de ferro com a característica de possuírem teores de Cr (cromo) acima de 12%. Este tipo de aço é de grande interesse de aplicação em determinados ambientes ou situações, devido à sua capacidade de resistir à corrosão aliada a algumas propriedades mecânicas.
A problemática será identificar os...
tracking img