Metodologia do trabalho acadêmico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Gelso Tavares Prof. Jose Tafner Antonio César da Silva Iris Weiduschat
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSEL VI Metodologia Do Trabalho Acadêmico 21/01/2008
RESUMO
Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico eda natureza de sua competência profissional. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor.Palavras-chave: Formação de professores - Planejamento pedagógico - Conhecimento científico - habilidade didática.
1 INTRODUÇÃO
o aprendizado do conteúdo da disciplina sempre foi considerado um requisito fundamental do professor de Ciências. O ensino como transmissão de conhecimentos privilegiava a profundidade do conhecimento do aluno relacionando-os diretamente com a qualidade daaprendizagem dos estudantes.

Gouveia1, relaciona que
I GOUVEIA, M.S.F. Cursos de ciências para professores de primeiro grau: elementos para uma política de formação continuada. Tese (Doutorado). Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP, 1992. p. 76.
2
nas décadas de 60 e 70 o desenvolvimento de recursos tecnológicos e didáticos quase autônomos e a focalização do professor como gerente dosrecursos e fonte de motivação da aprendizagem dos estudantes obscureceu de certa forma a importância do conhecimento científico do docente em favor de habilidades de organização. Neste período o Banco Mundial financiou a realização de alguns projetos didáticos considerados "à prova de professor", nos quais a qualidade do conteúdo ensinado devería ser garantida pelo material distribuído aos alunos e acoordenação das atividades didáticas ficaria a cargo de monitores preparados mediante cursos de treinamento específico, sem a necessidade de uma longa formação na disciplina específica. As licenciaturas de curta duração, em que o conteúdo específico é bastante restrito para dar lugar aos conteúdos de caráter pedagógico, podem ser consideradas a versão brasileira dessa visão.
Nós podemos afirmarque todas as tentativas de privilegiar uma elaboração articulada da matéria a ser aprendida ou uma metodologia exclusivamente ao desenvolvimento psicológico do aluno, não somente reduz o espaço do professor e perturba sua sobrevivência profissional, mas também obtém resultados insatisfatórios quanto à aprendizagem dos estudantes.
Nesta concepção o professor tem a atribuição principal de monitoraro crescimento e o amadurecimento pessoal de cada estudante, contribuindo para a construção do saber, por parte de cada um, de um conhecimento científico pessoal, com a dupla característica de ser semelhante ao conhecimento científico. Essa construção envolve um relativo afastamento da visão do senso comum, pelo menos na interpretação das situações e dos fenômenos analisados em sala de aula.
Osautores Villani e Pacca2 citam em seu artigo "O aperfeiçoamento da competência profissional do professor de ciências" que.
As pesquisas mais recentes têm caracterizado este processo de aprendizagem como extremamente complexo; ao longo da construção do conhecimento adequado coexistem fenômenos de tipo não linear, tais como limiares, regressões, rupturas e saltos cognitivos, assim como tambémfenômenos evolutivos tais como a compreensão progressiva de analogias ou o esclarecimento progressivo da fenomenologia referente a situações fisicas.
No VI Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, realizada em se foram feitas críticas dos modelos tradicionais de mudança conceitual que focalizam a importância de
2 VILLANI, A.; PACCA, J.L.A. O aperfeiçoamento da competência profissional do...
tracking img