Metodologia do ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

A construção da teoria didática, baseada na prática, demanda a consideração do triângulo didático em situação, ou seja, os contextos sócio-teóricos/históricos nos quais a prática ocorre. Nesse sentido, o fenômeno ensino não se esgota na investigação didática, senão que necessita que as demais ciências da educação o tomem como objeto deinvestigação. Caberia à didática integrar, organicamente, os diferentes aportes, configurando-se como uma teoria prática do ensino (cf. Libâneo 1994; Contreras 1990; Laneve 1993; Beillerot 1994).
A pesquisa sobre a própria prática tem sido desenvolvida na abordagem denominada “professor reflexivo” (cf. Schon 1983 e Zeich-ner 1988, nos EUA; Elliott 1993, na Inglaterra). Essas abordagens entendemque as transformações das práticas docentes só se efetivam na medida em que o professor amplia sua consciência sobre a própria prática.
O alargamento da consciência, por sua vez, se dá pela reflexão que o professor realiza na ação. Em suas atividades cotidianas, o professor toma decisões diante das situações concretas com as quais depara, com base nas quais constrói saberes na ação.Entende-se que a didática tem como objeto de estudo o ensino, tomado em sua realidade prático-social, parece útil à ressignificação da didática, efetuar um balanço sobre as pesquisas que têm sido realizadas nessa perspectiva pela didática e pelas demais ciências da educação. Como área da pedagogia a didática tem no ensino seu objeto de investigação. Considerá-lo como uma prática educacional emsituações historicamente situadas, significa examiná-lo nos contextos sociais nos quais se efetiva – nas aulas e demais situações de ensino das diferentes áreas do conhecimento nas escolas, nos sistemas de ensino, nas culturas, nas sociedades estabelecendo-se os nexos entre eles.
Develay (1993), define a didática como estudo dos processos se aprender e ensinar relativos a um conteúdoespecífico. Nesse sentido, a didática considera a natureza do saber a ensinar como determinante da aprendizagem e, por conseqüência, do ensino. (A natureza de uma determinada área de saber, por sua vez, determina o método de ensinar). A pedagogia, no entanto, não visa estudar as situações de ensino somente sob o ângulo da especificidade do conteúdo (como as didáticas específicas). Ela se interessa nãoapenas pela dimensão cognitiva da aprendizagem, mas por todas as dimensões que envolvem as situações de ensino, ou seja, as ações como práticas educativas e seus vínculos com as suas finalidades.
Mas como construir a teoria com base na prática? Entre outros fatores, Laneve aponta, como essencial, o registro sistemático das experiências, a fim de que se constitua a memória da escola. Memória que,analisada e refletida, contribuirá tanto à elaboração teórica, quanto ao revigorar e ao engendrar novas práticas. Como já observava Bertim (1951), o estudo da tradição, o desenvolvimento da experiência e a discussão didática possibilitaram que os professores neles se ancorassem para a criação de novos sabores didáticos.
A importância da memória/estudo da experiência, segundo Laneve,constitui potencial para elevar a qualidade da prática escolar. “Depois das visitas da Socorro [pesquisadora] e da reunião passei a observar o meu “fazer pedagógico” com um olhar mais crítico e construtivo. Comecei a dedicar mais tempo à preparação e à elaboração das aulas e analisar o “porquê” de certas atitudes que tomo, perante determinadas situações. Enfim, comecei a relacionar o meu fazerpedagógico com minha vida escolar e pessoal”. Depoimento da professora Patrícia. Esse entendimento implica uma reorientação da pesquisa em didática: tomar o ensino escolar – objeto de estudo da didática – como uma prática social. Para ele, pedagogia é ciência articuladora: no seu discurso reflui uma multiplicidade de dados fornecidos pelas outras ciências, que são por ela confrontados, diante das...
tracking img