Metodologia do ensino da matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Baseada em raciocínio crítico e lógico, a matemática é realmente considerada a maior área de dificuldade do aprendizado em criança, de todo o mundo, mas para aprofessora qualquer criança tem toda a capacidade de aprender matemática, se o processo do ensino for efetivo e correto. São muitas as razões para este insucesso, um dosprincipais é o de não saber os conteúdos básicos, e acredito que estas dificuldades devem-se ao fato de no 1º ciclo, não ser devidamente explicitada à relação entre osconteúdos temáticos e a realidade das crianças. E assim, o aluno chega ao 2º ciclo sem embasamento nenhum. Acredito que ensinar matemática sem explicitar a origem e asfinalidades dos conceitos é contribuir para o insucesso escolar, sendo um dos objetivos fundamentais da educação criar no aluno competências , hábitos e automatismoúteis, bem como desenvolver capacidades, a qual está relacionada com programas e métodos de ensino.O professor deve saber o que está a ensinar, modo como o faz e oporquê do que ensina.
Penso que, à semelhança da resolução de problemas, não existem receitas. O professor tem que ser capaz de conseguir, os meios audiovisuais, o jogo eos materiais manipuláveis, histórias matemáticas, exemplos de profissões que utilize a matemática, conhecerem seus alunos, cotidiano e explorar este conhecimento nasolução de problemas.
Não basta recrutar os melhores é preciso manter os professores sempre atualizados e disseminar as melhores maneira de ensino.
Uma disciplina emque a criança busca dentro de si os recursos para dar soluções aos problemas, portanto não e autoritária, gera na criança o espírito critico e de independência.
tracking img