Metodologia do ensino da literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia do ensino da literatura infantil...
Devido à dificuldade encontrada pelo professor de formar leitores mais ou menos competentes é que o trabalho com a literatura infantil na escola desemboca fatores que mostram o papel da sociedade em pensar e agir, enquanto produtos culturais e valores regido pela globalização e pelo acesso fácil as informações, que influenciam direto na escola.Capitulo 1- Funções da literatura
Fator de ordem cultural: Linguagem literária tem a ver co o inconsciente, com a reprodução do real e com a palavra em estado de arte, Escrever um texto literário combina-se esses três elementos, o leitor tem que conhecer diversos modos de ver e entender a realidade, tendo o prazer da beleza e das descobertas feitas.
Fator de ordem educacional: A escola ensina aler e a escrever como fundamento, tais ações conhecem a língua e seus usos sociais, isso não significa que todos nós alfabetizados sabemos escrever literatura, poucos fazem, um bom texto literário faz com que o dito de todos os dias fique mais bonita e falam de assuntos e personagens que não são de nossa vivencia. Cabe a escola promover a crescimento do leitor, e a ela e aos professores mostrar adiferença que um texto literário traz.
O termo literatura foi aplicado para diferenciar e classificar textos de escrita imaginativa no final do século, XVIII, (18) com algo parecido ao que nós atribuímos a essa palavra hoje, Madame de Staël foi quem defendeu a idéia de especificar o texto literário em relação a outros textos escritos, com a obra Sobre a literatura considerada em suas relações comas instituições sociais, Ela diferenciou textos escritos em Frances pelo modo de tratar a realidade, textos científicos que descreviam a realidade apoiados no raciocínio lógico e são diferentes do literário que constroem uma realidade paralela apoiados em imaginação. O literário trás a marca da invenção e da quebra de padrões de escrita e de representação do mundo e do homem, já a ciência procurana precisão, na comprovação, nas relações entre causa e efeito pra explicar o modo que se constrói a realidade nos seres humanos.
O texto literário trás em sim personagens fictícios e invoca o caráter imaginário ao ser lido, um não literário não trata nada com mistério, nem história, apenas informa.
Funções da literatura
- Leitura informativa: a informação escrita merece mais confiança do quea ora.
-Leitura escapista: necessidade de satisfazer desejos, o que não se encontra na vida – êxito prestigio e prazer – procura-se no material de leitura.
-Leitura literária: uma busca além da realidade, procura o significado interno, o reconhecimento do simbólico nos acontecimentos cotidianos, infelizmente 5% das pessoas se conservam como leitores desse tipo durante a vida inteira, emboraseja esse o primeiro objetivo da educação literária.
-Leitura cognitiva: Tem a mesma a motivação que a filosofia: o anseio do conhecimento e da compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo.
Podemos resumir essas funções em três aspectos:
- quanto a abrangência: individual, social, privado ou publico.
- quanto relação entre autor, mensagem e leitor: Informar, educar, entreter, persuadir ouexpressar uma opinião ou idéia.
- Quanto aos objetivos da formação de leitores: experiências pessoais, a aprendizagem e o conhecimento como fonte de prazer, o prazer da leitura sem compromisso ou a construção do leitor critico.

Capitulo 2- Objetivos do ensino de literatura na educação infantil e nas series iniciais do ensino fundamental.
De acordo com REGINA ZILBERMAN, o trabalho com a literaturadeve contar com um professor apto à escolha de obras apropriadas ao leitor infantil, com o emprego de recursos metodológicos eficazes que estimulem a leitura gerando a compreensão das obras e a verbalização, pelos alunos do sentido apreendido. O professor deve conhecer um bom acervo literário, dominar possíveis critério de julgamento estético que permitam a seleção de obras de valor, conhecer...
tracking img