“Metodologia de trabalho de campo em antropologia” o conceito de culturas e suas imbricações com as escolas, paradigmas e autores clássicos da antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH

Ciências Sociais I – Antropologia I

“Metodologia de Trabalho de Campo em Antropologia”

O conceito de culturas e suas imbricações com as escolas, paradigmas e autores clássicos da antropologia

Trabalho produzido pela discente
Juliana Menezes Argôlo, a ser entregue
à docente Prof.ª FláviaMelo, valendo
nota para o III crédito da disciplina de
Antropologia I, do I semestre de Ciências Sociais.

Julho/2010

Ilhéus – BA

Apresentação.

No campo da Antropologia, existem conceitos suma importância a matéria. Conceitos como essência, fundamentos para existência da mesma. A antropologia abrange a inter-relação entre os humanos e o seu meio. O comportamento humano, é um assuntotão vasto e perplexo que precisa ser abordado de maneira cuidadosa, respeitosa e querente.

Através dos tempos, diversos autores têm tentado construir o que denominamos Antropologia. Apesar de relatos riquíssimos, os antropólogos que iniciam esse campo de estudos pecaram em muitos aspectos. É notável muito preconceito ao descrever o comportamento de diversos povos nas leituras feitas durante osemestre. Entretanto, não podemos julgar tão avidamente os escritores, já que os mesmos estão impregnados de seu contexto histórico, assim como não se pode fazer perfeitamente aceitável os seus relatos, pois a Antropologia nos mostra mais do que qualquer disciplina quem em qualquer meio somos mais de um, logo, não podendo observar como belo apenas o reflexo do espelho.

Franz Boas

-Escola/Paradigma: Culturalismo Norte-Americano / Relativismo Cultural

- Período: Séc. XX, anos 30

- Características: Método comparativo. Relativismo cultural. Busca de leis no desenvolvimento das culturas. Relação entre cultura e personalidade.

- Temas e Conceitos: Ênfase na construção e identificação de padrões culturais (patterns of culture), estilos de cultura (ethos).

- Principais obras: AsLimitações do Método Comparativo, 1896. Os objetivos da etnologia, 1888; Raça, Língua e Cultura, 1940;

Franz Boas é considerado o principal fundador da antropologia, influenciou antropólogos notáveis como o brasieliro Gilberto Freyre, Margaret Mead, Melville Herkovits e Ruth Benedict. Filho de pais com ideais revolucionários, Boas foi um grande critico das teorias abordadas enquantoevolucionismo social.

“[...] deduz-se que, quando encontramos traços de cultura singulares análogo entre povos distantes, presupõe-se, não que tenha havido uma fonte histórica comum, mas que eles se originaram independentemente.[...]” Boas, 1896, página 27.

Como se pode observar,há uma forte crítica ao evolucionismo social presente em sua obra, pode-se destacar essa característica no texto “AsLimitações do Método Comparativo em Antropologia Social”.

O evolucionismo social criticado por Boas aborda que as sociedades se encontravam em estágio diferentes de evolução, não só em termos educacionais como também em questões de desenvolvimento. Assim o evolucionismo identificava, por exemplo, culturas nativas como primitivas, considerando que suas sociedade( a dos evolucionistas sociais) seria maisavançada. Para eles, o fato de ocorrerem fenômenos semelhantes em épocas e lugares diferentes, provava a existência de uma origem comum da humanidade e uma difereciação em termos de evolução social, o que Boas considera como um argumento falho.

“É preciso compreender com clareza, portanto, que, quando compara fenômenos culturais similares de várias partes do mundo, a fim de descobrir a históriauniforme de seu desenvolvimento, a pesquisa antropológica supõe que o mesmo fenômeno etnológico tenha se desenvolvido em todos os lugares da mesma maneira. Aqui reside a falha no argumento do novo método, pois essa prova não pode ser dada. Até o exame mais superficial mostra que os mesmo fenômenos podem se desenvolver por uma multiplicidade de caminhos.” Boas,1896, página 30.

Boas aborda...
tracking img