Metodologia de trabalho com pessoas em situação de rua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DE TRABALHO COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Maria Magdalena Alves1

“Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada áreapara a produção do conhecimento”.2 Como a metodologia objetiva captar o método a ser utilizado, a partir da adequação ao seu objeto de trabalho, deve pautar-se por princípios e diretrizes consolidadas que possam indicar a forma de conduzir as ações. Quando nos propomos a definir uma metodologia de trabalho com pessoas em situação de rua no Brasil é salutar nos basearmos nas diretrizes e objetivospropostos pela Política Nacional3 como ótica que permita a adoção de um padrão de qualidade, segurança e conforto que esteja pautada pelos princípios de respeito e garantia de direitos, enfim, um serviço humanizado e que leve em consideração as condições sociais e culturais deste público heterogêneo. Ainda que se tenha a clareza que a garantia de acolhida, como uma das seguranças da Política deAssistência Social4, não tenha corte de renda, sabe-se que ela é demandada prioritariamente pelos segmentos mais pauperizados. No que se refere às pessoas em situação de rua, a garantia de acolhida pressupõe um conjunto de serviços como habitação substituta (albergues e abrigos) e moradias por tempo determinado (moradia provisória, residências terapêuticas). Além disso, a rotina de atendimentocotidiano deve potencializar o acesso às políticas setoriais (saúde, educação, trabalho, assistência social, cultura, esporte e lazer), e o resgate da autoestima.
1

Maria Magdalena Alves, 70, doutora em Serviço Social pela PUCSP desde 2001 com especialização em Ontologia da Linguagem, diploma concedido pela Newfield Consulting e pela Universidade Católica de Brasília também em 2001. Sua Dissertação deMestrado, 1995, versou sobre os Vínculos Afetivos e Familiares dos Homens de Rua com os quais iniciou trabalho de campo em 1978. Sua Tese de doutorado: Trabalhador-empresário, empresário-trabalhador: um cotidiano construído passo a passo. Atuou na área de Direitos Humanos, tendo sido conselheira do CONDECA em seu primeiro mandato (1993/1995). Na Prefeitura de Santo André foi assessora daSecretaria de Inclusão Social e Cidadania, trabalhando na construção e coordenação de políticas públicas. Hoje, atua como consultora independente de políticas públicas e está iniciando um pós-doutorado e inserida num projeto de constituição de um Centro de Estudos em Resíduos Sólidos Municipais(PUCSP, USP, UNICAMP). Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8811686339328172. Email:magdalves@mmaconsultoria.com ; blog: mmaconsultoria.com.
2 3

www.significados.com.br/metodologia O Decreto 7053/2009 traçou as bases para a Política Nacional para Pessoas em Situação de Rua. 4 Nesta leitura, a Assistência Social garante cinco seguranças a todas as pessoas: acolhida, convívio, equidade, travessia e rendimento.

Página

1

Relação profissional x pessoa em situação de rua
Os profissionais tantoatendem às pessoas que se dirigem espontaneamente aos serviços quanto realizam uma busca pró-ativa, visitando os locais onde esta população se localiza com vistas a informá-los de seus direitos e dos serviços ofertados num processo de formação de vínculo que os apoia no caminho de saída de sua situação de rua. Para isso há a necessidade de uma formação específica que os capacite para a abordagemindividual e grupal, ao mesmo tempo que potencialize sua sensibilidade para atuar frente os estigmas que recaem sobre estas pessoas. Ao definir as ações a serem empreendidas, é importante que seja considerado que nunca podemos partir de um “momento zero”. Profissional ou voluntário, aquele agente da sociedade que se aproxima das pessoas em situação de rua traz consigo a herança das relações que...
tracking img