Metodologia de thomas hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Método de Thomas Hobbes:
Thomas Hobbes em sua teoria politica quis fundar uma filosofia sobre uma construção racional da sociedade que permitisse explicar o poder absoluto dos soberanos, onde essessão os atores da vontade dos autores( o povo). Ele justificou a necessidade de um Estado Soberano formulando uma teoria hipotética, decompondo o Estado e analisando seus membros, ou seja, os homens.Ele iniciou sua construção hipotética imaginando os homens vivendo sem um Estado, situação chamada de estado de natureza, para depois justificar a necessidade dele, gerando assim o pacto social.Muitos acreditam que a criação desse conceito de “status naturae”, sofreu grande influencia da guerra civil que acontecia na Inglaterra (onde afirmava que a solução para os conflitos seria um Estadoforte), visto que é muito difícil um pensador não ser influenciado pelo contexto em que vive.
Toda sua teoria está pensada e desenvolvida a partir do conhecimento do próprio homem, não havendo lugarpara religião e/ou qualquer outro artificio na composição de sua teoria politica, apenas a própria natureza humana e suas criações justifica como deve ser o Estado. Hobbes detalha como e porque ohomem se organiza em sociedade, mesmo sendo naturalmente egoísta e voltado apenas para seus próprios interesses.
Diferentemente de outros autores, como Maquiavel, Hobbes não se baseia em episódiosocorridos no passado, ou seja, ele é contra factual e a-histórico. Em sua obra Leviatã, ele diz que algo parecido ao estado natural, talvez possa ser observado nos povos selvagens da América, porém não háa certeza.
Thomas Hobbes também apreciava a geometria e admirava os trabalhos de Galileu Galilei e valia-se, também, do método a moda dos geômetras para fazer suas demonstrações no campo dafilosofia politica, pois ao observar as ciências de sua época, considerou que as mais corretas eram a geometria e a física por utilizar o método geométrico, visando construir, assim, uma teoria politica...
tracking img