Metodologia de teste de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Objetivo

O objetivo deste trabalho é mostra o funcionamento da Metodologia de Teste de Software que consiste em uma analise dinâmica do produto e é uma atividade relevante para a descoberta e eliminação de erros que persistem. Este teste é realizado através de um testador que utiliza outros processos da engenharia de software e que envolve ações que vão do levamento de requisitos até aexecução do teste propriamente dito.
Estas verificações, validações e testes foram agregados devido a grande demanda de desenvolvimento de software que com o passar do tempo vem se tornando cada vez mais utilizada praticamente em todas as áreas de atividades humana o que automaticamente provoca o crescimento em qualidade e produtividade. O processo de desenvolvimento de software envolve uma serie deatividades nas quais, apesar de todas as técnicas, métodos e ferramentas utilizadas, erros no produto ainda podem ocorrer.







































Sumário


1. Objetivo
2. Metodologia de teste de software
1. Princípios
3. Técnicas
1. Caixa Branca
2. Caixa Preta
3. Caixa Cinza
4. Regressão
5. Técnicasnão funcionais
4. Fases
1. Teste de Unidade
2. Teste de Integração
3. Teste de Sistema
4. Teste de Aceitação
5. Teste de Operação
1. Teste alfa e beta
2.
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas

















2. Metodologia de teste de software

O teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informaçõessobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos.
O teste e um processo realizado pelo testador de software, que permeia outros processos da engenharia de software, e que envolve ações que vão do levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito.
Não se pode garantir que todo softwarefuncione corretamente, sem a presença de erros, visto que os mesmos muitas vezes possuem um grande número de estados com formulas, atividades e algoritmos complexos. O tamanho do projeto a ser desenvolvido e a quantidade de pessoas envolvidas no processo aumentam ainda mais a complexidade. Idealmente, toda permutação possível do software deveria ser testada. Entretanto, isso se torna impossívelpara a ampla maioria dos casos devido à quantidade impraticável de possibilidades. A qualidade do teste acaba se relacionando à qualidade dos profissionais envolvidos em filtrar as permutações relevantes.
Falhas podem ser originadas por diversos motivos. Por exemplo, a especificação pode estar errada ou incompleta, ou pode conter requisitos impossíveis de serem implementados, devido a limitaçõesde hardware ou software. A implementação também pode estar errada ou incompleta, como um erro de um algoritmo. Portanto, uma falha é o resultado de um ou mais defeitos em algum aspecto do sistema.
O teste de software pode ser visto como uma parcela do processo de qualidade de software. A qualidade da aplicação pode, e normalmente, varia significativamente de sistema para sistema. Os atributosqualitativos previstos na norma ISO 9126 são funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade. De forma geral, mensurar o bom funcionamento de um software envolve compará-lo com elementos como especificações, outros softwares da mesma linha, versões anteriores do mesmo produto, inferências pessoais, expectativas do cliente, normas relevantes, leis aplicáveis,entre outros. Enquanto a especificação do software diz respeito ao processo de verificação do software, a expectativa do cliente diz respeito ao processo de validação do software.
Um desenvolvimento de software organizado tem como premissa uma metodologia de trabalho. Esta deve ter como base conceitos que visem à construção de um produto de software de forma eficaz. Dentro desta metodologia...
tracking img