Metodologia de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 Projeto da topologia da rede
2.1.1 Determinações do escopo do projeto da rede
O projeto irá possuir uma estrutura de rede que irá suprir as necessidades da instituição, e oferecer novos serviços e melhoria na comunicação da instituição. Os principais tópicos trabalhados no projeto serão Implementação de VLANs nos laboratórios de informática para a comunicação entre eles. Implementação decabeamento de rede usando uma estrutura de Cabeamento estruturado.
Minimizar custos e garantir segurança na comunicação entre os Laboratórios com Implementação de LANs entre as coordenações e a comunicação de dados, para possível escalonamento da rede e facilidade do uso da rede.

2.1.2 Segmento da rede
A rede da FIR será dividida em 3 tipos, ou seja uma rede para a área Administrativa outrapara os Laboratórios e por fim uma rede Wireless para os alunos e ou professores que desejam acessar internet em locais desconcentrados em todo o campos. Dessa forma garantimos à segurança de acessos indevidos a rede da Administração e aos Laboratórios. Quanto aos laboratórios serão 8, cada um com 21 computadores sendo 1 para o professor, Totalizando 168 computadores.
Quanto a Administração serão13 computadores 1 para cada coordenação dos cursos e 1 para a coordenação Geral, 10 para a secretária destinado ao atendimento aos alunos, 5 para a Biblioteca para atendimento aos alunos, 3 para o Financeiro, 2 para o RH, 1 para a Administração Geral, 11 estações incluindo servidores para o setor de TI, 1 para o Administrativo, 1 para a Direção e 1 para a Direção Acadêmica. Totalizando 49Computadores.

Quanto à rede wireless será posta uma regra de controle de banda para este tipo de acesso para garantir a rede FIR que não ocorrerá lentidão quando nessa rede desconcentrada dos laboratórios tiver com varias conexões simultâneas. Só será admitido o ingresso na rede FIR alunos, professores ou funcionários.

2.1.3 LAN
Na parte lógica da Rede iremos configurar os endereçamentos comClasse “B” pois devido à quantidade de hosts e de Subnet nosso projeto se adéqua a uma eventual expansão na estrutura do campus. Para o possível crescimento da rede é apresenta uma estrutura de endereçamento IP de Classe B para a rede interna, com suas distintas sub-redes / Vlans.
Cada Laboratório terá 1 switches de 48 portas 10/100/1000 Gigabyte para interligar as estações visando o fluxo dotráfego de rede usado pelas aplicações que os usuários irão utilizar e uma eventual expansão no número de estações. Na Biblioteca também seguindo o raciocínio terá um switch de 24 portas para interligar as estações visando um crescimento no número de estações.
Na parte Administrativa também seguindo o raciocínio teremos 2 Switches de 24 portas 10/100/1000 Gigabyte em locais estratégicos pois lá temossetores variados e com essa estratégia minimizar o gasto. Iremos utilizar switches 10/100/1000 Gigabytes, pois temos certeza que esse campus será um sucesso então prevendo esse fato está dimensionando equipamentos ativos de melhor qualidade, entretanto um melhor desempenho.

2.1.4 WAN
Para o acesso a internet, chegamos a conclusão que a empresa GVT está no momento com o melhor serviço, desde oatendimento ao usuário a tecnologia usada em campo para melhor atender o cliente, possuindo assim um link de 100MB/s.
Também iremos contratar outro link alternativo dedicado de 2 MB/s, com a finalidade de garantir a qualidade de nosso serviço. Tudo isso para que a probabilidade que os alunos não fiquem sem acesso à internet no campus da FIR, com isso teremos um índice de 99,99 % com o link daEMBRATEL. Entretanto a EMBRATEL foi à empresa escolhida para emergência de um link falhar, e como possuí um serviço de alta qualidade.

2.2 Projeto de esquema de endereçamento e naming
A principal motivação deste trabalho foi
2.3 Seleção de protocolos de bridging, switching e roteamento
A principal motivação deste trabalho foi

2.4 Desenvolvimento das estratégias de segurança e gerência...
tracking img