Metodologia de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA INFANTIL

Valéria
Professora Lia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Licenciatura em Pedagogia (PED 9831) – Literatura Infantil
27/11/09

RESUMO

Reconhecer a importância da literatura infantil, utilizando formas prazerosas de ler, aprender e incentivar o hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor.Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, criatividade, emoções, percepções de diferentes resoluções de problemas, autonomia e críticas, expressões corporais, idéias e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca aimportância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente traçar algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

Palavras-chave: Educação, Desenvolvimento da criança, Literatura Infantil, Leitura.

INTRODUÇAO

O objetivo da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, preocupa-se em contribuir para a formação de umindivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque as mudanças sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual.

Busca-se assim, conhecer e desenvolver na criança, o interesse pelaa leitura e a escrita. Por ser um instrumento motivador e desafiador, conforme Bakhtin (1992) torna-se capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo,responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o meio em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas idéias, em geral, de acordo com Machado (2001), elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação. Talvez por não se explorar comose deve nas escolas ou mesmo seja pela falta de exemplo dos pais.

Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro de casa. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios. No entanto, de acordo com a UNESCO (2005) somente 14% da população tem o hábitode ler, podendo assim afirmar que, a sociedade brasileira não é leitora. Nesta perspectiva, cabe a escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.

CONTEXTUALIZANDO LITERATURA INFANTIL

Somente no século XVIII é que surgiram os primeiros livros direcionados ao público infantil. Autores como Charles Perrault e La Fontaine tinham como foco principal escrever sobrecontos de fadas. Nessa época a literatura era tida como mercadoria principalmente para a alta sociedade. Anteriormente os livros eram escritos direcionados a poucos e jamais para um público infantil. Foi se notando tal interesse quando babás, avós, professores entre outros, resolveram sentar com as crianças e contar suas histórias sobre fatos corriqueiros de sua infância, acontecimentos, ou ainda,coisas que já tinham ouvido da boca de outrem. De lá pra cá foram aparecendo outros escritores interessados nessa narrativa e assim a literatura foi ocupando seu espaço e apresentando relevância. Temos aí os irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato, imortalizados pela grandeza de suas obras. Com o passar do tempo, a sociedade cresceu, modernizou-se por meio da industrialização,expandindo a produção de livros e também foram surgindo novos escritores que tomaram gosto por esse tipo de leitura.
A partir daí os laços entre a escola e literatura começam a se estreitar. Para que pudessem vender os livros infantis comercializados, dependiam do desempenho da escola a capacitar as crianças a ler e escrever.
Surge outro fato relevante para a literatura infantil, que se trata na...
tracking img