Metodologia de design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
L. Bruce Archer
Archer acreditava na síntese de existir um propósito na busca antecipada de soluções, e não apenas a exploração formal. Porém implica, igualmente, que certas limitações existirão, e que recorrer a ações aleatórias não será suficiente. Não a solução sem problema, assim como não a problema sem restrições e nenhuma restrição sem pressão ou até mesmo a necessidade.
Portanto, oprojeto começa com uma necessidade a ser resolvida. Se a necessidade puder ser automaticamente atendida, significa que não existe um “problema”, mas se a necessidade não puder ser atendida imediatamente é por que existem certos obstáculos a serem resolvidos.
Encontrar os meios para superar esses obstáculos constitui o problema. E para resolução a envolvimento da formulação de uma instrução oumodelo para a realização de um objeto material e isso inclui a criatividade, então, trata-se de um problema de projetação. As habilidades requeridas para a solução de problemas de projetação dependem da natureza e das restrições predominantes.
Portanto, a partir do problema detectado, passamos para a fase de levantamento detalhado de dados e especificações, para que esses instrumentospossam dar base à fase criativa. A próxima etapa é a elaboração da proposta do Design, com estudos e experimentos que validem a tese, e com isso executar a confecção de protótipos.
As etapas do método do Bruce Archer são Ramificadas, apresentam etapas independentes que podem ser realizadas paralelamente, possibilitando mais atividades em menos tempo durante o método de Design. Porém, próximasetapas só podem ser iniciadas depois de completadas as anteriores.

Horst Rittel
Rittel serviu como uma espécie de funil de transferência de conhecimento (desenvolvido durante e logo após a Segunda Guerra Mundial) das ciências e engenharia para as profissões de design. Rittel introduziu várias ideias fundamentais:

* Problemas simples (problemas que já estão definidos) são de fácil resolução,porque a definição de um problema inerente define uma solução.
* A definição de um problema é subjetiva, que vem a partir de um ponto de vista. Assim, ao definir problemas, todas as partes interessadas, especialistas e designers são igualmente conhecedores.
* Alguns problemas não podem ser resolvidos, porque partes interessadas não podem concordar com a definição. Estes problemas sãochamados de ímpios, mas às vezes pode ser domado.
* Resolver problemas simples podem levar a uma melhora, mas a inovação não. Para a inovação, é preciso re-enquadrar problemas perversos.
* Porque uma pessoa não pode se lembrar ou manter o controle de todas as variáveis ​​(de estados existentes e desejada) em um problema perverso, domar problemas perversos requer muitas pessoas.
* Essaspessoas têm de falar uns com os outros, eles têm de deliberar, eles têm de discutir.
* Para domar um problema grave, eles têm de chegar a acordo sobre metas e ações para alcançá-los. Isto requer conhecimento sobre as ações, e não apenas fatos.
* A ciência está relacionada com o conhecimento factual (o que é); projeto está em causa com o conhecimento instrumental como as ações podem cumprirmetas.
* O processo de argumentação é a chave e, talvez, o único método de domar problemas perversos.
* Este processo é político.
* Design é política.

Portanto as etapas do método do Horst Rittel são lineares, no qual sempre terá uma sequência de ações nas quais a etapa seguinte sempre dependerá do resultado da etapa anterior, podendo apresentar feedbacks no interior das etapas. Nofinal a metodologia é constituída por seis etapas.

Gavin Ambrose
As etapas do método do Gavin Ambrose são flexíveis, e consistem primeiramente em entender o problema, para que possa desenvolver resolução para o tema proposto. Já na segunda etapa, a observação ajuda a compreender a estética e o emocional. Na terceira etapa, Idealizar indica sobre como fazer alterações que terão um impacto...
tracking img