Metodologia de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Contabilidade
Aluno : Ediane Araújo

Metodologia de Custeio
A expressão custo pode assumir diferentes conotações a depender do contexto em que é empregada . Se , por exemplo , um consumidor afirma que a compra de uma camisa lhe custou R$20,00 ,poucas duvidas surgirão. A compreensão de sua afirmação é imediata .No caso se pergunta quis forem os custos da camisa para empresaque a fabrica , teria diferentes interpretação e diferentes resposta poderiam ser obtidas.
Para um fabricante de camisa podemos dizer que tem diferentes conceito sob os custos de uma roupa comercializada como os custos contábeis ,os custos de oportunidade , os custos financeiros ,os custos pleno ou integrais , e muitos outros .
De modo geral , custos podem ser definidos como medidasmonetárias dos sacrifícios com quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos .Contabilmente ou sob a opitica da gestão ,essa afirmação pode ser interpretada de diferentes modos .
A contabilidade consiste no processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma entidade. A contabilidade tem diversas formar de apresentar ao usuários seusrecursos :contabilidade financeira ,contabilidade gerencial ,contabilidade de custos ,e dentro destas formas existes alguns princípios da contabilidade aplicado em custos como : competência (da realização), uniformidade(consistência ), prudência (conservadorismo).Temos também de lembrar as três razões básicas da contabilidade de custos que são elas ,determinação de de lucros ,controle dasoperações ,tomada de decisões.
Para poder discutir o processo de formatação de custos e preços ,alguns termos técnicos são empregados Muitos desses termos mais comuns são empregados na contabilidade geral e deste ultima são traduzidos para a contabilidade de custos veja alguns destes a seguir .
Gastos ou despesas : consistem no sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de umproduto ou serviço qualquer. Segundo a a contabilidade ,serão em ultima instancia classificados como custos ou despesas, a depender de sua importância na elaboração do produto ou serviço. Alguns gastos podem ser temporariamente considerado como investimento e a medida que forem consumidos podendo virar custos ou despesas .
Investimentos : representam gastos ativados em função de sua vidaútil ou de beneficio atribuíveis a futuros períodos. Ficam temporariamente congelados no ativo da entidade ,posteriormente podendo ser descongelados e incorporados como custos e despesas .
Custos: representam os gastos relativos a bens e serviços utilizados na produção de outros bens e serviços .Como exemplos os custos podem ser citados os gastos com matéria-primas ,embalagens ,mao-de-obrafabril, aluguéis seguros de instalações fabris etc...;
Despesas :corresponde a bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receita
Desembolso : consistem no pagamento do bem ou serviço ,independente de quando o produto ou serviço foi ou será consumido.
Perdas : representam bens e serviços consumido de forma anormal exemplo : gastos não intencional decorrente defatores externos extraordinários ou atividade produtiva normal da empresa .
Recebimento: corresponde aos ingressos de recursos no caixa da empresa .
Desembolsos : representam a saída de recursos financeiros do caixa da empresa .
Com estas informações básicas da contabilidade de custos ,podemos entender nossos estudos principais de método de custeio e formatação de preços .
Método decusteio
- Classificações de sistemas de custeio .
Os sistemas de custeio referem-se as formas como os custos são registrados e transferidos internamente dentro da entidade . Identificam os custos dos estoques de produção em andamento e de produtos acabados .De forma similar aos custos , os sistemas de custeio também podem receber deferentes classificações vejam informações a seguir :...
tracking img