Metodologia da pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
.
 
2.1 PESQUISA QUANTITATIVA | |
O conteúdo e organização das informações de teses classificadas em pesquisa original quantitativa seguem a estrutura convencional, amplamente aceita e adotada no meio científico mundial para comunicação de artigos de pesquisa. Entretanto, para uma tese, e, sobretudo para a área da saúde pública, permite-se maior flexibilidade na organização de seu conteúdo.Assim, a estrutura convencional pode sofrer modificações, a critério do autor/orientador.

A estrutura de uma tese de pesquisa quantitativa obedece a uma organização lógica do conteúdo, com uma descrição que vai desde o porquê da realização do trabalho, seu problema e objetivos, passando pelos procedimentos metodológicos, resultados e discussão, visando demonstrar um novo conhecimentocientífico, sobretudo nas teses de doutorado. Para maiores informações deve ser consultada a bibliografia sobre organização e estrutura de trabalhos de pesquisa.
De uma forma resumida, é apresentada a seguir a estrutura convencional do texto de uma tese de pesquisa quantitativa.
 Introdução
Deve explicitar os motivos da realização do estudo e destacar sua importância, fornecendo os antecedentes que ojustifiquem. Deve conter uma revisão da literatura em que se apresenta a evolução da temática, sua problematização e relevância para o campo da saúde pública, como objeto de investigação. Dependendo da extensão da revisão, ela pode ser destacada da "Introdução", em capítulo à parte denominado "Revisão da literatura" ou "Referencial teórico", quando for o caso. Quando relevante, sobretudo nos casosde doutorado, as hipóteses são destacadas em capítulo à parte, antes dos objetivos.
 Objetivos
Nesta parte são apresentados os propósitos do estudo que nortearão o desenvolvimento do trabalho. Os objetivos devem ser precisos e claros, explicitando o que o estudo deverá alcançar. Podem ser desdobrados em geral e específicos e apresentados separadamente. Atenção para não manter objetivos doprojeto original que não chegaram a ser objeto de análise da tese, dada a dinâmica da pesquisa.
 Métodos
Referem-se à descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitem justificar, em função do problema de investigação e dos objetivos definidos, a qualidade científica dos dados obtidos. Devem ser apresentados dados sobre: localidade onde foi realizada a pesquisa, população estudada,tipo de amostra, variáveis selecionadas, técnicas e métodos de coleta, processamento e análise dos dados, incluindo os de natureza estatística.
As questões de ética da pesquisa devem necessariamente ser avaliadas e aprovadas por uma comissão específica para esse fim, em geral existente na instituição onde o estudo é realizado. Portanto, essa informação, deve estar explícita nesta parte da tese.Para este capítulo podem ser adotadas outras denominações como por exemplo, Material e Métodos, Procedimentos Metodológicos, Metodologia, Métodos e Técnicas.
 Resultados
Devem ser apresentados de forma objetiva, exata e lógica, sem interpretações ou comentários pessoais, mas devidamente descritos.
Incluem-se nesta parte tabelas, quadros ou figuras em geral. Não devem ser descritos no textotodos os dados das tabelas e quadros, destacando-se apenas as observações mais importantes que serão objetos de discussão.
Lembrar que há sempre o recurso de se colocar, em Anexo, outras tabelas, quadros ou figuras que possam complementar os dados para o melhor entendimento dos examinadores e leitores.
 Discussão
Esta é uma das partes mais importantes da tese cuja finalidade é discutir,interpretar e analisar os Resultados, tendo em vista demonstrar que as hipóteses, quando colocadas no trabalho de maneira explícita, foram verificadas e que os objetivos propostos foram atingidos. Com isso o autor evidencia sua contribuição ao conhecimento. Novos aspectos do tema pesquisado, assim como novas hipóteses de trabalho devem ser indicadas. Deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados...
tracking img