Metodologia da pesquisa científica

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
CLAUDETE RONCHI

PRODUÇÃO TEXTUAL
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.
Orientadora: Luciana Trigueiro.

São Mateus – ES
2010
Qual a realidade da cidade de São Mateus em relação à existência de áreas de lazer.

1. INTRODUÇÃONesta pesquisa investigamos o que os habitantes da cidade de São Mateus – ES, pensam a respeito das áreas de lazer existentes no município, como são tratados pelo poder público, qual sua importância para a qualidade de vida dos cidadãos.
Primeiramente, fizemos uma pesquisa das áreas de lazer da cidade. Em seguida formulamos um questionário para saber a opinião dos moradores a respeito do dessesespaços.
Tentamos chamar a atenção para a importância desses locais na geografia da cidade, para o lazer dos habitantes e também como esses espaços estão sendo administrados.
São Mateus possui uma população com índices que ultrapassam os 100 mil habitantes.
Na atualidade o lazer é visto como uma necessidade na vida urbana para melhorar a saúde mental, física, enfim, melhorar a qualidade de vida daspessoas.

2. OBJETIVO DO ESTUDO: ÁREAS DE LAZER
Os principais trabalhos e conceitos sobre o lazer no Brasil fundamenta-se na teoria do sociólogo francês Dumazedier (1976). "O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formaçãodesinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (DUMAZEIDIER, 1976, p.34).
O lazer faz parte da vida dos seres humanos, pois ele é um dos requisitos da vida, que proporciona prazer, liberdade, sensação de bem estar entre outros benefícios.
De forma clara e convincente definimos lazercomo uma forma de utilizar o tempo dedicando-se a uma atividade que se goste de fazer, ou seja, é tudo aquilo que esta relacionado ao tempo livre (não trabalho) e atitude (prazer) diante da atividade exercida.
Portanto, o lazer é uma forma de se libertar das ocupações do dia-a-dia, seja do trabalho assalariado, e das obrigações diárias, atividades que estejam fora do tempo das ocupações diáriasem geral e ao mesmo tempo que lhe proporcione prazer e sensação de liberdade.
É clara a importância e a presença do lazer na vida dos homens, tanto quanto a sua família e o seu trabalho. O lazer, além de contribuir para um melhor estado de espírito dos cidadãos, pode amenizar os efeitos decorrentes do processo de envelhecimento.
Outro aspecto que devemos comentar é o lazer como meio de diminuiro sedentarismo, o stress, preencher o ócio, aumentando a expectativa de vida. O espaço precisa ser convidativo para o descanso, com bancos para descanso, play-grounds, espaços para manifestações culturais e artísticas.
Os espaços públicos aberto de lazer trazem inúmeros benefícios para a mehoria da habitabilidade do ambiente urbano, entre eles a possibilidade do acontecimento de práticassociais, momentos de lazer, encontros ao ar livre e manifestações de vida urbana e comunitária que favorecem o desenvolvimento humano e o relacionamento entre as pessoas.
Também a vegetação presente nesses espaços favorece o bem-estar do homem, além de influenciar no microclima devido a umidade relativa do ar e da absorção de poluentes.
Os espaços públicos de lazer sejam eles praças ou parques, são oslocais onde as pessoas se encontram umas com as outras, desenvolvendo e fortalecendo seu sentimento comunitário.

3. JUSTIFICATIVA
Os espaços de lazer constituídos por praças devem ser avaliados quanto ao uso, considerando-se a sua adequação funcional. As praças ainda representam um espaço público de grande importância no cotidiano urbano, a influência positiva, proporcionada pelo contato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da metodologia científica na pesquisa científica
  • PROJETO DE PESQUISA
  • Metodologia da pesquisa cientifica
  • Metodologia da pesquisa científica
  • metodologia de pesquisa cientifica
  • Metodologia da Pesquisa e da Produção Cientifica
  • Metodologia da pesquisa cientifica
  • Metodologia da pesquisa cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!