Metodologia da língua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A apropriação da linguagem escrita, na perspectiva das práticas sociais letradas, vem sendo estudada como uma aprendizagem conceitual de grande complexidade. Otrabalho pedagógico realizado nas classes de alfabetização, em geral, não se tem mostrado suficiente para formar leitores e escritores proficientes. As crianças aprendem a decodificar letras em sons, nocaso da leitura, e a codificar sons em letras no caso da escrita, sem, no entanto produzir sentido nessas atividades. Assim, não conseguem dar conta da leitura e da produção de textos socialmentelegitimados. Tradicionalmente, o ato de alfabetizar tem sido orientado pela escolha de um método, em que há uma seqüência de passos a serem seguidos. Esses métodos são regulados pela escolha de umaunidade lingüística básica, que pode ser o fonema, a sílaba, a palavra, guiada por um critério de gradação de fonemas e de padrão silábico.
“O grande desafio do professor de língua portuguesa é ensinaruma língua já conhecida e denominada por seus alunos”. (GOMES 2007, pg. 40) Língua materna (ou língua nativa) é a primeira língua que uma criança aprende. A expressão língua materna provém do costumeem que as mães eram as únicas a educar seus filhos na primeira infância, fazendo com que a língua da mãe seja a primeira a ser assimilada pela criança, condicionando seu aparelho fonador àquelesistema lingüístico. A aquisição da língua materna ocorre em várias fases. Inicialmente, a criança registra literalmente os fonemas e as entonações da língua, sem ainda ser capaz de os reproduzir. Emseguida, começa a produzir sons e entonações até que seu aparelho fonador permita-lhe a articular palavras e organizar frases, assimilando contemporaneamente o léxico. A sintaxe e a gramática são integradaspaulatinamente dentro deste processo de aprendizagem.
Entendendo-o na perspectiva da linguagem ser uma herança biológica do ser humano, capaz de adquiri-la e desenvolvê-la através das suas...
tracking img