Metodologia da alfabetização

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
e xistem varias definições para linguagem, porem podemos afirma que a linguagem pode manifestar de varias formas: fala, escrita de placas (símbolos). Portanto a ausência da linguagem escrita não impede a compreensão da mensagem.
Dois autores falam muito bem sobre o desenvolvimento da linguagem nas pessoas: o suíço Jean Piaget(1896- 1980) e o russo LevSemenovich Vygotsky(1896-1934).
Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para esse autor, o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com seus objetos de estudo. Em sua teoria chamada de epistemologia genética, Piaget (1983) afirma que o conhecimento resulta das interações que produzem entre sujeito eobjeto, como sendo uma dupla construção que, para progredir, depende da colaboração tanto de um quanto o outro.
Piaget destaca a questão da experiência, pois sem ela não há aprendizagem, na visão dele. Cada nova experiência pode gerar conhecimentos, como um grande contínuo ciclo.
Em sua teoria, Piaget (1983) afirma que as pessoas passam por diferentes estágios desde o momento que nascem até avida adulta. São os estágios do desenvolvimento propostos por Jean Piaget, segundo Gonçalves (2007):
1º estágio
Sensório-motor (recém-nascido e o lactente – 0 a 2 anos): a criança conquista seu mundo através da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca.
2º estágio
Pré-operatório: (a infância dos 2 a 7 anos): o mais importante é o aparecimento da linguagem que irá acarretar asmodificações nos aspectos intelectual, afetivo-social da criança (interação social).
3º estágio
Períodos das operações concretas: (a infância propriamente dita dos 7 aos 11 ou 12 anos): a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seuspróprios valores morais.
4 º estágio
Período das operações formais: (a adolescência- dos 12 anos em diante): passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato: o individuo realiza as operações no plano das idéias, sem necessitar de manipulação ou referenciais concretos. É capaz de lidar com conceitos como a liberdade, justiça etc. e cria teorias sobre o mundo, principalmente sobreaspectos os aspectos que gostaria de reformular. Capacidade esta de reflexão espontânea, que descolada da realidade é capaz de tirar conclusões de puras hipóteses.
A teoria de Piaget apresenta ainda alguns conceitos muitos importantes para a educação e para nosso contexto de alfabetização. São eles: equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio. A criança necessita que oambiente escolar lhe proporcione um ambiente desafiador.
A teoria de Vygotsky , muito conhecida nos meios educacionais pelo título de histórico-social ou histórico - critica, afirma ser determinante para o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos dos indivíduos a relação deles com outras pessoas, destacando principalmente a função da linguagem nesse contexto.
Interação é a palavra chavepara esse pensador russo, e isso impulsiona nossa reflexão sobre a importância da interação da criança com os outros que a cercam para o desenvolvimento da sua linguagem. “As interações da criança com as pessoas de seu ambiente desenvolvem-lhe, pois, a fala interior, o pensamento reflexivo e o comportamento voluntário” (Vygotsky, 1984, p. 101).
A teoria de Vygotsky (1984) destaca que é precisoconsiderar dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial.
Real
Entende-se por nível de desenvolvimento real aquela aprendizagem que já se tornou aquilo que a pessoa já sabe. No caso das crianças, trata-se daquilo que ela já sabia fazer sozinha, de forma independente (cortar com a tesoura, por exemplo).
Potencial
A zona de desenvolvimento potencial é aquilo que a criança não consegue...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Alfabetização e metodologia
  • Metodologia da alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Portfolio: metodologia de alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!