Metodologia da alfabetização

Páginas: 7 (1671 palavras) Publicado: 24 de março de 2011
1.INTRODUÇÃO

Em todas as áreas, humana, cientifica ambiental, social, cultural, encontrar uma forma adequada para facilitar o aprendizado, o letramento e a sua continuidade, fazendo as correções, adaptações, incluindo, respeitando as fases por que passa o aprendiz, sua cultura, sua vida me levou a realizar esse trabalho sobre a construção da escrita.
Recentemente, muitos ficaramexcluídos dos avanços científicos, tecnológicos por força do poder político, econômico, social negam a tantos o direito de sonhar e de sentir-se capaz de construir seu mundo, sua palavra, sua vida, seu ambiente com dignidade.
Neste contexto, encontraram-se ainda muitos analfabetos sem vez e voz nas decisões políticas. Nas escolas, nas atividades produtivas, na sociedade, poderá resgatar essejovem, para uma vida livre do analfabetismo e outras barreiras impostas, pelos desafios da vida real que enfrenta
Piaget escreveu sobre a interação entre indivíduo e meio constituída através de dois processos: organização interna das experiências e adaptação ao meio. Piaget não deu ênfase aos valores sociais e culturais no desenvolvimento da inteligência, pressupostos escritos por Vygotsky
LevSemenovich Vygotsky estudou sistematicamente a psicologia e seu projeto principal foi os processos de transformação do desenvolvimento na dimensão filogenética, histórico social e ontogenético.
As diferenças entre os dois autores parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e compreenderam aaprendizagem e o desenvolvimento como auto-regulados. Discordaram quanto ao processo de construção desse conhecimento, ambos viram o desenvolvimento e a aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática.
A criança transforma aquilo que aprende de acordo com sua capacidade interna e nata, tornando-se transformadora da aprendizagem, criadora, se essa capacidade deaprendizagem e oportunidade lhe for oferecida.
Vygotsky e Piaget...

2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO

As diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados. Discordaram quanto ao processo deconstrução, ambos viram o desenvolvimento e aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática. Estavam preocupados com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas. Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre namente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
Segundo Piaget (1987), a origem do desenvolvimento cognitivo dá-se do interior para o exterior, ocorrendo em função da maturidade da pessoa. O autor considera que o ambiente poderá influenciar no desenvolvimento cognitivo, porém sua ênfase recai no papel doambiente para o desenvolvimento biológico, ressaltando a maturidade do desenvolvimento.
A abordagem de Vygotsky se contrapõe a de Piaget, o desenvolvimento é de fora para dentro, através da internalização. Vygotsky afirma que o conhecimento se dá dentro de um contexto, afirmando serem as influências sociais mais importantes que o contexto biológico.
Resumindo, para a teoria vygotskiana, odesenvolvimento ocorre em função da aprendizagem, ao contrário do pensamento de Piaget que assegura ser a aprendizagem uma conseqüência do desenvolvimento. Ex: interação e troca com outras crianças e do adulto como modelo.
O desenvolvimento cognitivo para Piaget, é o de equilibração, existiria uma interação entre o indivíduo e o meio, ligados com outros fatores como experiências, genética, maturação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Alfabetização e metodologia
  • Metodologia da alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Metodologia da alfabetização
  • Portfolio: metodologia de alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!