Metodologia conhecimento e ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
conhecimento e ciência

Itabuna - BA
2011

conhecimento e ciência
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC de Itabuna.
Orientador: Prof.ª Eliana Niella
cleiton nunes; gabriel amaral; jéssica pereira silva; luiz freitas; tamires silva; wadson lécio silva; walter santos;

Itabuna - BA
2011

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 11

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

A Metodologia do Trabalho Científico não se resume apenas na construção e padronização de trabalhos acadêmicos e científicos. Esta abrange um conceito ainda maior, uma vez que procura entender a construção do conhecimento humano em suas diversas características.
Dentro das diversas formas dedesenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos, encontramos a Resenha, que se constitui de um resumo acrescido de uma opinião própria. Esta será abordada, analisando todo o contexto do Módulo de Metodologia do Trabalho Científico, referente ao conteúdo Conhecimento e Ciências.
Será apresentada uma Revisão de Literatura também referente ao conteúdo de Conhecimento e Ciências, analisando osdiferentes tipos de pensamentos existentes entre alguns autores.
Apresentaremos ainda os diversos tipos de conhecimento, bem como as principais características e diferenças entre estes. A ciência também será abordada em sua divisão e características, compreendendo sua importância para a construção do conhecimento humano.
É importante salientar que para contextualizarmos todo o conteúdo aquiapresentado, estaremos utilizando normas e padrões, que por sua vez, são orientados no estudo da Metodologia, comprovando a grande abrangência de sua utilidade.
No entanto, não devemos nos limitar apenas na definição da Metodologia. Antes de tudo, torna-se necessário conhecer detalhadamente todos os tipos de normas e técnicas, uma vez que estes estarão inseridos no nosso cotidiano, auxiliando-nospara a construção do nosso conhecimento.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FAZER UMA RESENHA DO MÓDULO IMPRESSO – MANUAL DE METODOLOGIA CIENTÍFICA ( ATÉ OS ASSUNTOS ESTUDADOS)

O módulo impresso de metodologia do trabalho científico contém dois capítulos e 78 páginas, sendo que esta resenha abrange até a página 30. A obra trata de estratégias e técnicas para sistematização do conhecimento, a estrutura ea organização de trabalhos acadêmicos. Os métodos nascem das raízes históricas do conhecimento científico e seus pressupostos comparando com outros tipos de conhecimento, admitindo outras verdades que a ciência não explica. Conhecer é incorporar um conceito novo ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O saber não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vidacotidiana. Existem quatro tipos de conhecimento: popular; vulgar; empírico ou senso comum, é obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, é obtido através de ações não planejadas; o científico tem sua origem nos procedimentos; o filosófico é o fruto do raciocínio e da reflexão humana, é especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos; o religioso ou teológico é o revelado pela fé divinaou crença religiosa. Todos os conhecimentos agregam valores ao ser humano.
A ciência nasce do questionamento, procura respostas justificações positivas convincentes. É um pensamento racional, objetivo, lógico e confiável, vem sendo renovado a cada geração. Caracteriza-se pela racionalidade, coerência, apresentação do real, indagação sistemática, análise, exige investigações e utilização demétodos, agrupa objetos da mesma espécie para a investigação, é comunicável.
A eficiência do estudo depende de métodos, mas o método depende de quem o aplica, a finalidade e a abrangência são pontos essências para a eficiência nos estudos. As condições físicas e as do seu ambiente de estudo devem ser favoráveis, possibilitando o trabalho atento e tranqüilo. Não deve se procurar aprender por partes,...
tracking img