Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO
Processo de Usinagem com introdução de mínima quantidade de lubrificante. Nos últimos anos o consumo de energia, a poluição e os resíduos industriais tem despertadoespecial atenção por parte das autoridades publicas. O meio ambiente tornou-se um dos assuntos mais importantes dentro do contexto atual, pois a sua deterioração implicara em danos para a população. Asindústrias, centros de pesquisa e universidades buscam pesquisar processos de produção alternativos, criando tecnologias que minizem ou evitem a produção e a geração de resíduos que agridam o meioambiente.
As indústrias também procuram satisfazer aspectos tecnológicos e economicamente viáveis. Dentre elas destaca-se a usinagem sem fluido de corte e a técnica de Mínima Quantidade Lubrificante(MQL) (Silva et al., 2004) como alternativa.
TEMA
“A tendência do Mercado Metalúrgico aponta para a Usinagem a Seco”.
Professor Doutor Engenheiro Mecânico
Rodrigo Panosso Zeilmann.JUSTIFICATIVA:
Obtenção de melhoria na qualidade e produtividade do processo e redução das fontes agressivas ao meio ambiente. A técnica MQL se baseia no principio de utilização do óleo de corte sem resíduos,porem o vapor e a nevoa gerados podem ser considerados subprodutos indesejáveis, necessitando de um bom sistema de exaustão (Machado e Diniz 2000). Devido a tais fenômenos a pesquisa sobre a técnicafaz-se necessária para avaliação dos aspectos positivos e negativos.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
No segmento Industrial há uma busca por alternativa que possam substituir o uso de fluídos de corte nausinagem ( EL Baradie, 1996, Klocke e Eisenblätler,1997), visando questões econômicas (redução de custo), ambientais (redução dos agentes agressivos) e trabalhistas (Redução de complicações de saúdeocupacional- demartite)

DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS
Avaliar os aspectos positivos e negativos que a técnica de usinagem a seco “MQL” podem proporcionar para a Indústria Metalúrgica.

OBJETIVOS...
tracking img