Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM
Introdução
A história da EAD vem utilizando recursos como correspondência, rádio e TV a décadas, porém, ela ainda é jovem com relação à utilização das TICs, Ou seja, com a utilização das Tecnologias da Informatização e Comunicação. Esta modalidade de ensino se efetivou no Brasil desde a publicação do Decreto-Lei 2.494 de 1998 que define aEducação a Distância “uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados [...]”.
No Brasil e nos outros países, a EAD é considerada uma alternativa estratégica e eficaz que permite ultrapassar as barreiras geográficas e possibilita o acesso à educação. Esta modalidade de ensino apresenta uma educação que possui objetivo epreocupações semelhantes à educação presencial. A Educação a Distância (EAD) tem como propósito, estimular o senso crítico, promover o conhecimento, formar cidadãos, possibilitar o acesso à cultura, enfim, objetivos que se assemelham e percorrem as mesmas ideologias da educação presencial.
Vale lembrar que o curso proposto para os Técnicos dos LIEDs tem uma estrutura baseada na colaboração, uma valiosa eessencial vantagem da educação a distância. O ambiente virtual de aprendizagem será o E-ProInfo, ferramentas como biblioteca, diário de bordo, fórum, patê-papo são as principais ferramentas de interação e colaboração onde cursistas e professor farão as articulações sobre os conteúdos e atividades do curso, sem falar dos encontros presenciais que são fundamentalmente importes neste processo deaprendizagem que tem teor específico para quem está exercendo função de técnico de laboratório de informática das escolas públicas de Mato Grosso.
Diversas polêmicas já foram levantadas quando o assunto é educação a distância. Uma dessas questões é o próprio fator distância. Mas temos que convir que distância é uma expressão um tanto relativa. Analisando o contraponto entre educação presencial eeducação a distância, a única diferença está no ambiente em que se desenvolve o processo de aprendizagem e todos os recursos utilizados.
Para melhor esclarecer, pode-se limitar esta reflexão ao caso do aprendiz. Nas circunstâncias que se pode analisar, a distância vai modificar o ambiente de estudo e o modelo de interação. Mas, como isso vai mudar? No caso do aluno que estuda a distância, o ambiente sedefine a partir da sua preferência e da disponibilidade, e, claro, da metodologia e como já foi dito acima, dos recursos utilizados no curso.
Neste sentido, são pertinentes os seguintes questionamentos:
Disponibilidade de tempo e local:
Onde e quando estudar?
Em casa ou na escola?
Qual o melhor horário para estudar hoje?
Metodologia e recursos:
O que é necessário?
Precisa-se de conexão coma internet ou apenas um computador?
A priori a ideia, quando falamos de distância, é a de uma não presencialidade. Porém, quantas vezes já estivemos longe enquanto o professor ministrava uma aula presencial? Entende agora o porquê de se considerar a expressão a distância um tanto relativa? Sabemos aproveitar uma aula presencial?
Mas, afinal, o que é presença? Ou melhor, que presença ideal seriaessa?
O que podem comprometer uma aula pode ser observado por diversos fatores: o cansaço, a distração e o método do professor são alguns deles. Assim, pode-se concluir que a distância serve apenas para identificar a separação geográfico-temporal.
A distância define um cenário diferente do que ocorre no ensino presencial. Como exemplo disso pode-se considerar os fatores: a ausência física de umprofessor, o estilo de comunicação e as formas de encontro. Essas são situações que, além de caracterizarem a AED e – de certa maneira, causarem uma espécie de desconforto aos defensores do ensino presencial, na verdade funcionam como estímulo à aprendizagem.
Contudo a metodologia da EAD estimula o aprendiz a lançar mão da sua autonomia para aprender, e aprender por conta própria, sem...
tracking img