Metodologia Cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia científica
Metodologia Científica é a disciplina que "estuda os caminhos do saber", entendendo que "método" representa caminho, "logia" significa estudo e "ciência", saber.
Perceba,então, o quanto importante é estudarmos os caminhos do saber. Os caminhos, ou seja, os métodos ensinados nesta disciplina, são procedimentos ou normas para a realização de trabalhos acadêmicos, a fimde dar ordenamento aos assuntos pesquisados.
O método é um conjunto de procedimentos sistemáticos no qual os questionamentos são utilizados com critérios de caráter científico, para termosfidedignidade dos dados, envolvendo princípios e normas que possam orientar e possibilitar condições ao pesquisador, na realização de seus trabalhos, para que o resultado seja confiável e tenha maiorpossibilidade de ser generalizado para outros casos.
Ciência
Durante algum tempo foi assim, as gerações, ao se sucederem, foram recebendo um mundo já trabalhado e adaptado, e as fases foram se modificando,passando do medo à tentativa de encontrar explicações aos fenômenos da natureza, buscando respostas por meio de crenças e magias, que também não foram suficientes.
O ser humano evoluiu para a buscade respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados, nos quais pudesse refletir sobre as experiências e transmitir a outros. A necessidade de saber o porquê dos acontecimentos foi o impulsopara a evolução do homem e o surgimento da ciência.
O que é ciência?
Etimologicamente, ciência significa conhecimento. Mas, nem todos os tipos de
conhecimento pertencem à ciência, como oconhecimento vulgar.
Vejamos o que alguns autores nos apresentam.
Cervo e Bervian (2002, p. 16) afirmam que:
A ciência é um modo de compreender e analisar o mundo
empírico, envolvendo o conjunto deprocedimentos e a busca do
conhecimento científico através do uso da consciência crítica
que levará o pesquisador a distinguir o essencial do superficial e
o principal do secundário.
A...