metodologia cientifica

Páginas: 10 (2275 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013

PROJETO DE PESQUISA



1 TEMA

Active Directory

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Active Directory: Historia e aplicação em ambiente coorporativo.

3 OBJETIVO

3.1 Geral

Assegurarque a aplicação trará benefícios ao ambiente de rede baseada em plataforma Windows.

3.2 Específico:

• Explicar o surgimento do AD(activeDirectory) e suas necessidades;
• Compreender as funcionalidadesda ferramenta e seus benefícios;
• Demostrar os benefícios do AD Aplicado comercialmente, ou seja o porque de sua utilização em um ambiente coorporativo.

4 JUSTIFICATIVA

A pesquisa visa realizar um estudo teórico e pratico da estrutura da ferramenta Active Directory, do seu surgimento até sua aplicação em ambiente coorporativo.
A tecnologia a cada momento esta mudando, e junto com elaas empresas necessitam acompanhar tal mudança. Muitos empresáriospensam em fazer alguma alteração em sua rede quando o nível de produção de sua empresa fica praticamente irrealizável, devido a lentidão e diversos outros fatores.
Portanto, nossa idéia é produzir este projeto visando a vantagem da aplicação da ferramenta nas empresas para auxiliar em sua organização e no alinhamento dos processos,visando também uma redução de custos. desempenho nos processos, que possam agregar o aumento da produtividade da empresa, na organização e em redução de custo.

5 PROBLEMA

A partir de observação em um conjunto de empresas, visualizando alguns projetos de tecnologia da Informação em Manaus e região metropolitana e do contexto exposto anteriormente, surge o problema de pesquisa que norteará oprocesso de discussão teórica e investigação empírica desenvolvidos nesse estudo. A pergunta que reflete o problema de estudo pode ser resumida da seguinte forma:
“Aplicar o Active Directory em um rede Micrososoft de maneira organizada, dará o beneficio necessário e esperado ao empresário que optar por tal aplicação?”

6 HIPÓTESE

O Active Directory além se ser uma sistema de diretóriosque possibilita maior organização da rede, também possibilita maior centralidade dos processos, assegurando maior controle dos dados e maior velocidade no ambiente.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

7.1 Rede de computadores

A evolução tecnológica e a conseqüentemente diminuição dos custos dos computadores tornou cada vez mais atraente a distribuição do poder computacional em módulos processadoreslocalizados em diversos pontos de uma organização. A necessidade de interconexão desses módulos processadores, para permitir o compartilhamento de recursos de hardware e software e a troca de informações entre os usuários, criou o ambiente propício para o desenvolvimento das redes de computadores. (SOARES, 1995).
Juntamente, com o avanço tecnológico, surge uma necessidade de segurança dasinformações, onde toda a estrutura de informação precisa ser direcionada com segurança para o fim desejado.
Não será abordado mais a fundo as Redes de Computador pelo fato deste trabalho estar ligado diretamente às redes Microsoft, sendo mais importante o entendimento do funcionamento das redes através dos servidores Windows Server (2000,2003,2008 e versões) e não a sua essência.


7.2 Windows Servere suas versões

Segundo BATTISTI (2000), o Windows Server é um sistema operacional para computadores que desempenham o papel de servidores em uma rede. O mesmo pode atuar como um servidor de arquivos, impressão e aplicativos, além de ser uma ótima plataforma para atuar como servidor Web em uma intranet ou na Internet. Apresenta uma série de características e funcionalidades que o tornam idealpara atuar como servidor em uma rede.
Juntamente com o Windows 2000, foi apresentada uma ferramenta integrada que possibilitava a integração de informações corporativas, bem como as identidades de rede , proporcionando maior segurança quanto ás informações disponibilizada para os usuários, conhecida como serviço de diretório.

7.3 Rede Baseada em Domínio

Atualização de domínios de rede...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia científica
  • MEtodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia Científica
  • metodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia científica
  • Metodologia Cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!