Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho tem como objetivo principal guiar professores da Língua Portuguesa como ensinar leitura e escrita na Educação Infantil. As informações contidas nesse material nos esclarecerão o que precisa ser ensinado, o que precisa ser mudado, que métodos a ser utilizados. Não se trata de aumentar o conhecimento de ninguém, trata-se de provocar reflexões eobter o melhor que existe em cada professor. Este trabalho acadêmico obedece às normas de formatação da ABNT.























1. LEITURA E ESCRITA NO ENSINO INFANTIL



1.1 A Leitura e seu Aprimoramento



A leitura é tão significativa que nos motiva ao aprendizado logo nos primeiros anos de nossas vidas. Sem a leitura o avanço no conhecimentocientífico torna-se impossível, pois nos detemos ao discurso dos outros.


Podemos afirmar que a leitura constitui um fator decisivo, porque, através dela, temos a oportunidade de ampliar e aprofundar os estudos, viso que os textos formam uma fonte praticamente inesgotável de conhecimentos.


Conforme Galliano (1986-70), “não basta ser alfabetizado para realmente saber ler. Háleitores que deixam os olhos passarem pelas palavras, enquanto sua mente voa por esferas distantes. Esses lêem apenas com os olhos. Só percebem que não leram quando chegam ao fim de uma página, um capítulo ou um livro. Então devem recomeçar tudo de novo porque de fato não aprenderam a ler. É preciso ler, mais também é preciso saber ler. Não adianta orgulha-se que leu um livro rapidamente em algumasdezenas de minutos, se ao terminar a leitura é incapaz de dizer sobre o que acabou de ler”.


Normalmente existem duas espécies de leitura: uma praticada por cultural geral ou entendimento desinteressado, que ocorre quando você lê uma revista ou um jornal; e outra que requer atenção especial e profunda concentração mental, realizada por necessidade de saber, como por exemplo, quandovocê lê um livro, um texto de estudo ou uma revista especializada.

Para que a leitura seja eficiente, eficaz e proveitosa, orienta-se dedicada atenção no que se está sendo, caso contrário a leitura será superficial e, portanto, pouco entendida.
Além de atenção, há necessidade, principalmente para os estudantes universitários, de velocidade na leitura, levando em conta assimilação degrande quantidade de livros ou textos que as disciplinas impõem nos dias de hoje. Muitas vezes estes estudantes estão tão preocupados em absorver novos conhecimentos, de modo que vinte e quatro horas diárias tornam-se insuficientes e, nestes casos, leituras, prejudicam o aprendizado.
Não é de fácil unir leitura atenta e proveitosa com leitura veloz Para tanto, faze-se necessário seguir um método etreinar, para que o rendimento seja o melhor possível.
Para treinar rapidez, devemos lembrar que a velocidade da leitura está relacionada com a mesma velocidade com a qual falamos, narrando fatos para alguém. Deste modo, durante o treinamento, deve-se adotar a pratica da leitura oral, de modo que, aos poucos, será possível aumentar a rapidez, além de um entendimento mais eficiente. Existemnumerosos de leitura silenciosa que desenvolvem técnicas dinâmicas para acelerar a velocidade de leitura, sem prejuízo da compreensão do texto.


Deve-se envolver no seu campo de visão todo um grupo de palavras ou unidade de pensamentos expressas no texto.


Pela orientação de Galliano (1986-70), ao leu um parágrafo, o leitor deve fazer uma leitura rápida, obedecendo àspausas que, com um bom treinamento, passam a serem momentos de fixação. Para ilustrar o que estamos falando, leia o trecho seguinte sem fazer pausa:


Algumas células estomacais são encarregadas de produzir substâncias que ajudam na digestão como ácido clorídrico e uma enzima chamada pepsina e se tudo está bem o ácido e a enzima são fabricados na dose certa, mas se a pessoa está...
tracking img