Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Metodologia Científica

Metodologia científica é o nome dado ao conjunto de regras básicas que a Ciência (em todas as suas formas) busca desenvolver à fim de coletar evidências observáveis e empíricas de forma lógica e racional, de modo à obter, organizar, sistematizar, corrigir e produzir conhecimento.
Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra, consegue-sedeterminar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos. Os pesquisadores propõem hipóteses para explicar certos fenômenos e observações, e então desenvolvem experimentos que testam essas hipóteses. Se confirmadas, as hipóteses podem gerar teorias. Juntando-se hipóteses de uma certa área em uma estrutura coerente de conhecimento contribuí-se na formulação de novashipóteses, bem como coloca as hipóteses em um conjunto de conhecimento maior.
Outra característica do método é que o processo precisa ser objetivo, e o cientista deve ser imparcial na interpretação dos resultados. Além disso, o procedimento precisa ser documentado, tanto no que diz respeito aos dados como aos procedimentos, para que outros cientistas possam analisar e reproduzir o procedimento. Estadocumentação deve obedecer uma série de padrões para ser aceito pela comunidade científica.



























O PAPEL DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
O papel da metodologia científica passa pela distinção de três aspectos relevantes, que se referem ao conhecimento científico produzido, às atividades responsáveis por sua produção e ao uso ou às aplicações do conhecimentoproduzido. Ou seja, é preciso:
Distinguir o produto (conhecimento científico) do trabalho científico.
Distinguir a atividade que gera este produto.
Distinguir quais são as aplicações do produto dessa atividade, isto é, as aplicações da ciência.
Percebe-se que existe na sociedade uma espécie de crença mágica na ciência que tem origem nos resultados obtidos com a aplicação dada aosconhecimentos científicos produzidos.
Neste trabalho estamos interessados na produção, não na aplicação da ciência, embora essa seja uma questão de grande importância para toda a sociedade. Do ponto de vista da metodologia, a aplicação dada aos resultados obtidos é irrelevante; na realidade, a aplicação da ciência é um subproduto que não interessa à metodologia. O papel da metodologia, portanto,concentra-se na distinção do conhecimento científico das demais formas de conhecimento e,Pesquisa e Método - Os Caminhos do Saber- Simão de Miranda principalmente, na atividade que gera o conhecimento científico. É a partir da perspectiva da atividade que pretendemos trabalhar aqui a questão do conhecimento científico, ou seja, o produto. São as ações desenvolvidas, especificamente as que se referem àordenação e à precisão da atividade científica, que serão responsáveis por um produto (conhecimento) sistemático e coerente.
OBJETIVOS DA CIÊNCIA
O primeiro objetivo da ciência é a busca da coerência, isto é, produzir um conjunto de afirmações sobre um objetivo que sejam mutuamente compatíveis. O segundo objetivo da ciência é a correspondência entre a afirmação e os fatos. O terceiro objetivo daciência é a compatibilidade com o conhecimento anterior.
Existem também outras formas de conhecimento que buscam a coerência, como, por exemplo, o conhecimento religioso, mágico etc. Porém somente o conhecimento científico precisa ser empiricamente verdadeiro, ou seja, o conhecimento científico deverá, necessariamente, partir do aspecto perceptível, sensível e classificável dos fenômenos. Mesmoquando o cientista trabalha com conceitos abstratos é preciso estudá-los de forma empírica, identificando estímulos ou características representativas de tais conceitos.
Outro aspecto a ser considerado quanto à cientificidade do conhecimento é sua integração com o padrão de conhecimento anteriormente existente. Nesse sentido, a ciência é conservadora: apenas os conhecimentos produzidos de...
tracking img