Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
metodologia
Educação @ Distância
Educação sem fronteiras

METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 4







Caro (a) Aluno (a),




Estudamos, no módulo anterior, “A Natureza do Conhecimento Científico”. O estudo desse módulo foi importante para que você pudesse compreender os tipos de conhecimento, o que é ciência, abordagem científica e pesquisa científica. Vamos continuarcom o nosso conteúdo da disciplina de Metodologia Científica, estudando o módulo “Método, Economia e Eficiência nos Estudos”. Discutiremos desde a organização dos estudos no ensino superior até a elaboração de resenhas, resumos, fichamentos e seminários.
Neste novo módulo, faremos, inicialmente, uma discussão a respeito da organização dos estudos na Universidade. Posteriormente, abordaremosas diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos. As discussões sobre as técnicas de fichamentos, resumos e resenhas, bem como das diretrizes para a realização de seminários, serão tratadas em nosso próximo texto. O estudo dessas temáticas ampliará ainda mais seus conhecimentos de Metodologia Científica, e o preparará para seu Anteprojeto de Pesquisa, a nossa matéria para o 2ºbimestre. .

ATENCÃO!!!

Com certeza, nestes primeiros meses de estudos no ensino superior, você deve estar se deparando com muitas novidades em sua trajetória estudantil. Por essa razão, escolhemos iniciar esse novo módulo da disciplina de Metodologia Científica discorrendo a respeito da organização dos estudos na universidade.
Leia atentamente o texto a seguir, pois ele lhe traráinformações importantes sobre como você, estudante, deve organizar-se, planejar e disciplinar os seus estudos. Em seguida, você aprenderá sobre as diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos, um conteúdo muito importante para a sua formação no ambiente acadêmico.


A ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS NA UNIVERSIDADE


[pic]
Estudar é um processo investigatório do qualresultam a aprendizagem e os modos de conhecimento. De um modo mais prático, pode-se definir estudar como um esforço integral de aprender, que todo ser humano deve praticar para conseguir o que deseja. Sem dúvida, estudar é uma das formas facilitadoras do desenvolvimento do potencial do ser humano. Saber o que é estudar e aprender a estudar é uma disponibilidade responsável e intencional do estudante,o qual assume a sua própria forma de estudar por meio de reflexões pessoais que o orientam a ter acesso a formas mais eficientes de apreensão. Isso faz com que o estudante melhore os seus hábitos escolares, dominando técnicas e métodos relativos aos objetivos da aprendizagem e da vida acadêmica (BARROS; LEHFELD, 2000).
No ensino superior, estudar
é um ato consciente evolitivo determinado. Volta-se para o conhecimento e para a ação que supõem passagens gradativas de conceitos frouxos, no início, para um quadro de elaboração e de formulação de juízos mais adequados, sistematizados e comunicáveis de áreas básicas ou específicas de sua formação (BARROS; LEHFELD, 2000, p. 16).


É bem verdade que, nos primeiros estágios da vida universitária, o estudantequase sempre traz consigo juízos, valores, idéias e conceitos admitidos pelo senso comum, que precisam ser mudados ao longo de sua trajetória no ensino superior. Sendo assim, a decisão de ingressar em um curso superior exige do estudante uma postura que vai além da freqüência às aulas; na verdade, requer um novo estilo de estudo em que a presença física às aulas e o cumprimento de tarefas mecânicasnão é mais satisfatório, pois o ensino superior, como aponta Severino (2002), exige do estudante, entre alguns aspectos:
- Maior independência em relação aos subsídios da estrutura de ensino e dos recursos que a instituição oferece, condições de estudo que possibilitem uma maior autonomia do estudante em sua aprendizagem;
Essas circunstâncias passam a exigir uma nova cultura do...
tracking img