Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

Resenhada pela acadêmica Josiane Ferreira Pantoja, do 1º Período do Curso de Educação Física, ITTAP.

Não há uma única metodologia. Pois, a autora tem desenvolvido uma tridimensionalidade metodologia, o que escreve e vivencia com o ensino e orientação da pesquisa, denomina-se deMetodologia Acadêmica, Metodologia da Ciência e Metodologia da Pesquisa.
Para se fazer ciência precisa-se conhecer o que é a ciência e metodologia da ciência. A Metodologia da Ciência fornece ao ser humano uma explicação sobre os padrões da ciência e suas superações, orientando o indivíduo da possibilidade dos caminhos que poderá seguir para a construção do conhecimento, dando pistas para secompreender o que está acontecendo com a pesquisa na atualidade.
O ser humano possui faculdades internas e externas o que lhe possibilita entender a dimensionalidade da vida, é o que os diferencia dos outros animais, pois através dessa dinâmica, conhece e compreende os seus direitos perante aos fatos sociais. Diante disso, Ruiz (1996) apud Teixeira (2005:80) diz que: “Conhecer e pensar coloca ouniverso ao nosso alcance e nos dão sentido, finalidade e razão de ser (...)”.
Além disso, destaca que conhecer a realidade natural na sua compreensão factual e singularidade, tem a possibilidade de ultrapassar os limites do singular apreendido pelos sentidos corpóreos e apreender as relações formais de comparar, analisar, isolar elementos, abstrair e generalizar.
É notório que o conhecimentosensorial é comum a todos os animais, porém o homem é o único ser capaz de desenvolver a capacidade intelectiva, e dentre essas ferramentas do conhecimento, este desenvolveu os tipos de conhecimento: O conhecimento do senso comum ou popular, o filosófico, o teológico e científico. Portanto, esses tipos de conhecimento oportunizará o ser pesquisador a compreender os fatos sociais que os rodeiam.
Assim, oconhecimento científico, exige a utilização de métodos, processos e técnicas especiais para análise, compreensão e intervenção da realidade. Pois, a filosofia é uma forma de conhecer o mundo, é uma postura diante do mundo e uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos, além de sua pura aparência, voltando-se para qualquer objeto.
Filosofar, ou melhor, pensar filosoficamente, é umfenômeno interrogativo e interdisciplinar, podendo tecer perguntas dentro de qualquer disciplina científica. Podendo filosofar em qualquer ciência, já que filosofar é interrogar.
A partir dessas prerrogativas, se faz necessário perguntar: O que é ciência? A ciência é um termo de entendimento restrito e abrangente, mas que, para ser bem definido, necessita do envolvimento de questões distintas,ideológica ou epistemológica, filosóficas, metodológicas e técnicas, e ainda da maturidade do espírito científico do homem.
A ciência é um conjunto de conhecimentos que se obtém através da utilização de métodos (...) capazes de apreender, controlar, interpretar e relacionar fenômenos, fatos ou situações. (...). (TEIXEIRA, 2005:89). Sendo Assim, a autora destaca que a ciência são mecanismos quepossibilita o pesquisador comprovar uma teoria, isto através de ferramentas adequadas às suas experimentações.
Há certezas e incertezas nas ciências; a um jogo, como de quebra-cabeça, onde a verdade é uma das peças existentes. E aí começam a emergir alguns dos paradoxos: Certeza/incerteza, verdade/erro. Refletir sobre a ciência é pensar como uma grande aventura. Parece que o mundo está passando por umacrise dessa ciência-aventura que se constituiu a partir da simplificação e, por conta disso, vislumbrou a complexidade.
A ciência não deve ser restringir a uma atividade de investigação; O conhecimento científico não é um puro reflexo do real; A Certeza deve sucumbir ao conceito de falibilíssimo; A ciência é impura; A Ciência precisa se comunicar com a arte e com a filosofia e não permanecer...
tracking img