Metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa 1

1 – Em contraponto, o conhecimento científico é racional, metódico e passível de ser comprovado.
Este tipo de conhecimento, também chamado de espontâneo, vulgar ouempírico, surge do viver cotidiano e geralmente se apresenta desprovido de método e sistematicidade, pautando-se unicamente pela prática e percepções cotidianas. Na tentativa de encontrar explicações para osacontecimentos cotidianos, consegue basicamente uma percepção do que o rodeia, sem se preocupar com relações de causa e efeito e sem uma postura racional.
O conhecimento popular é prioritariamenteintuitivo, imediato, concreto e não se pauta pela lógica. Por ser pouco racional, apresenta respostas ambíguas e nem sempre verdadeiras, que se pautam em aparências.
Além disso, muitas vezes contribuempara superstições e discriminações, que com o tempo fixam-se em determinadas culturas.

2-O Mito disse que os habitantes daquele lugar infeliz só poderiam enxergar o bruxuleio das sombras dosobjetos sendo carregados, surgindo e se desfazendo diante deles. Era assim que viviam os homens, concluiu Platão: acreditavam que as imagens fantasmagóricas que apareciam (chamadas de ídolos por Platão)eram verdadeiras, considerando o espectro como realidade. Toda a existência era, portanto, inteiramente dominada pela ignorância. Para Platão todos nós estamos condenados a ver apenas sombras à nossafrente, tomando-as como verdadeiras. Esta crítica à condição dos homens, que foi escrita há quase 2.500 anos, inspirou e
ainda inspira incontáveis reflexões, sendo a mais recente delas no livro deJosé Saramago A caverna.

2.I - Platão e o Mito da Caverna

O mito da caverna narrado por Platão no livro VII do Republica é, talvez, um das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, emqualquer tempo, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o filósofo todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras. Esta crítica à...
tracking img