Metodologia cientifica - influencia da musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A música como uma forma cultural, pode ser examinada quanto à significações codificadas e decifradas por produtores e públicos diferentes. Especificamente, os produtores da música funcionam dentro dopadrão de certas condições políticas, sociais e econômicas e com determinadas intenções. Podem perpetuar uma ideologia pelo exercício da hegemonia ideológica ou exprimir a resistência.
Por outrolado, a música é usada por pessoas em posições estruturalmente subordinadas para criticar os problemas sociais, expressar o seu descontentamento com o estado da sociedade e resistência à ordem que osgoverna.
Podemos argumentar que a música sempre foi um canal para expressar idéias que opõem e inflamam poderes hegemônicos.
Não devemos impor censura sobre a música somente por causa demensagens violentas, vulgares ou abusivas que ela promove ao mundo. Como cinema e televisão, a música também é vista como influência no comportamento do seu público, em particular a juventude. Isto éclaramente verdadeiro, dado que os públicos da música se dividem em “Tribos" (criando diferentes sub-culturas), onde o seu cabelo é cultivado mais longo, a roupa fica menos convencional e o uso de drogas setorna a atividade central.
Muitas Teorias tentavam explicar o que a música de influência tem sobre os adolescentes, como a da Escola de Frankfurt. A Escola de Frankfurt visionou os meios decomunicação como uma seringa hipodérmica, argumentando que os conteúdos dos meios de comunicação foram injetados nos pensamentos do público, que aceitou as atitudes, opiniões e crenças expressas pelo meio semquestão.
Muitos artistas e adolescentes negam que a música violenta os influenciem. Os comentaristas no furor atual por cima da música Rap devem lembrar que já ouvimos estes argumentos nos anos 50,quando Elvis e Jerry Lee Lewis horrorizavam políticos e pais por causa das letras que contiveram referências de violência, drogas e sexualidade.
Pode-se argumentar que a estratégia de marketing...
tracking img