Metodologia cientifica - ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Sistemas de Educação a Distância: Proposta de Reflexão e prática em Ambiente Online
Carmenísia Jacobina Aires Gomes e Ruth Gonçalves de Faria Lopes



Gestão de Sistemas de Educação a Distância: Proposta de Reflexão e prática em Ambiente Online

Carmenísia Jacobina Aires Gomes
Universidade de Brasília / Faculdade de Educação
Email: carmen@fe.unb.br

Ruth Gonçalves de FariaLopes
Universidade de Brasília / Faculdade de Educação
Email: ruth@fe.unb.br



(Texto para download: Formato Word (.DOC))

RESUMO

A Educação a Distância - EAD tem sido cada vez mais reconhecida como uma modalidade educativa alternativa para atender as exigências da educação ao longo da vida, tendo em vista as mudanças no mundo contemporâneo e o novo paradigma societal que se configura.O 3† Curso de Especialização em Educação a Distância, desenvolvido pela UnB/FE, em sua proposta, adotou como princípio pedagógico orientador a "educação aberta, apoiada na pedagogia da autonomia, exercida em uma Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede ‚ CTAR", assim como o uso da internet como mediação tecnológica. Guardando coerência com esse princípio pedagógico do Curso, a disciplina"Gestão de Sistemas Educacionais a Distância - GSEAD" objetivou desenvolver uma reflexão sobre as questões políticas, econômicas, sociais, culturais e científico-tecnológicas envolvidas na criação e implementação dos sistemas de educação a distância que, historicamente, se consolidaram, bem como daqueles que, mais recentemente, vêm se instituindo nessa era tecnologizada. A experiência, desenvolvidaem ambiente on-line, mediante a disponiblização de textos, vídeos, links de sites afins para pesquisa e outros, buscou desenvolver atividades em que o conteúdo e a própria pr·tica da disciplina se constituíssem em objeto de estudo. Os fóruns de discussão tem·ticos, considerados como espaços de interação pedagógica, foram implementados, com a participação de especialistas, criando-se oportunidadede trocas e de construção coletiva de conhecimento.
Palavras-chave: Gestão, sistemas educacionais, educação a distância, educação online, aprendizagem colaborativa, construção coletiva.

INTRODUÇÃO

A Educação a Distância - EAD tem sido cada vez mais reconhecida como uma modalidade educativa alternativa para atender às exigências da educação ao longo da vida. As mudanças em pauta no mundocontemporâneo face à economia globalizada e o avanço incomensurável das tecnologias da informação e da comunicação e, em conseqüência, a configuração de um novo paradigma societal, exigem a constante aquisição e aplicação de novos conhecimentos. Nessa nova sociedade, para alguns, denominada "Sociedade Tecnológica", "Sociedade da Informação e do Conhecimento" e, para outros, "Sociedade Educativa", oconhecimento é considerado propulsor do desenvolvimento. Nesse contexto, a Educação a Distância vem adquirindo grande importância, traduzida no empenho de um crescente número de instituições que a assumem para a oferta de seus programas de formação, cujas demandas aumentam exponencialmente.

O presente trabalho relata a experiência de Educação a Distância, desenvolvida na Faculdade de Educaçãoda Universidade de Brasília, no âmbito do 3† Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância 1999-2000, como uma das disciplinas que compuseram o currículo do mesmo. A temática abordada e que deu nome à disciplina objeto deste relato foi "Gestão de Sistemas Educacionais a Distância ‚ GSEAD".

O mencionado Curso, resultante da experiência de duas ofertas consecutivas anteriores,adotou, como princípio pedagógico orientador de sua proposta, a "Educação aberta, apoiada na pedagogia da autonomia, exercida em uma Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede ‚ CTAR" e objetivou a formação de especialistas, voltada à criação de competência institucional para o implementação de projetos de educação a distância. Ao longo do seu desenvolvimento, a comunicação foi mediatizada,...
tracking img