Metodologia científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA:
Ferramenta de apoio técnico e metodológico para as produções científicas: a preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos, envolvem questões de natureza técnica e estética: procedimentos para se fazer pesquisas bibliográficas, seleção e organização da leitura das obras, rigor da abordagem do assunto, a estrutura do trabalho,além da obediência às Normas para elaboração destes trabalhos.
AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO: Conhecer é incorporar um conceito novo, sobre um fato ou fenômeno qualquer. Não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nova vida. Entre todos os animais, nós os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento, somos capazes de aplicar o que aprendemos, pordiversos meios, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos, esta características é que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões.
Duas formas de conhecimento que dominaram a humanidade por milhares de anos, sendo impossível precisar quanto: CONHECIMENTO EMPÍRICO (senso comum) e CONHECIMENTO RELIGIOSO.Posteriormente surgiram os conhecimentos filosóficos seguidos da ciência.
Conhecimento empírico – baseado na educação informal e em limitações e experiências pessoais. Forma rudimentar de explicação de um determinado fenômeno. Transmitido de geração para geração. Características: espontaneidade, Linguagem vaga, subjetividade e baixo poder de crítica.
Conhecimento científico - É um produtoresultante da investigação científica (dúvida – desejo de fornecer explicações que possam ser testadas e criticadas). Características: enunciados isentos de ambigüidade e de contradição lógica (embasamento sustentável). É racional, objetivo, atém-se aos fatos, é explicativo, pode fazer predições. Segundo Popper (1977) um enunciado é dito objetivo, quando, alheio às crenças pessoais, puder serapresentado à critica, à discussão, e puder ser intersubjetivamente submetido à prova e compreendido por todos.

Redação Científica: uso e estilo de linguagem
Escrever bem um texto não significa apenas escrever gramaticalmente de forma correta, nem que ele deva ser sofisticadamente elaborado. Escrever bem é comunicar bem. É escrever de maneira adequada à ocasião. Devem ser seguidos na produção detextos científicos princípios de comunicação que configurem:
CLAREZA: transparência
CONCISÃO: síntese, brevidade.
COERÊNCIA: não contradição do feito.
CONSISTÊNCIA: Embasamento científico.
CORREÇÃO: uso correto do idioma.
PRECISÃO: exatidão, rigor.
- frases curtas, ou seja, eliminar palavras desnecessárias (Ex.: Como se pode ver pela análise dos dados apresentados naTabela 1). Forma correta: (A Tabela 1 mostra [...].
- evitar o excesso de adjetivação. (o difícil e alarmante problema da poluição / forma correta: “O problema da poluição”.
Evitar advérbios e adjetivos
Adjetivos: Pequeno, médio, grande.
Advérbios: Quantidade: muito, pouco. Tempo: recentemente, antigamente. Modo: lentamente, provavelmente.
Expressões indefinidas: quase todos, grandemaioria, vários, boa parte.

USO DE NÚMERO NO TEXTO
* No início da frase por extenso. Ex.: quinze amostras foram [...].
* no meio da frase: de um a dez por extenso. Ex.: foram utilizados nove equipamentos
* De 11 em diante (algarismos): Foram analisadas 15 amostras do produto.
* Quando forem vários valores (algarismos): Participaram do estudo 3 homens e 15 mulheres.
Utilizaros verbos na VOZ ATIVA ou PASSIVA?
Voz ativa: quando o seu sujeito é o agente da ação verbal, ou seja, é ele quem a pratica. Ex.: Os valores mínimo e máximo de resistência de terra sem tratamento químico foram respectivamente de [...].
Para o desenvolvimento desta pesquisa, construiu-se no campus de Campo Grande-MS da Universidade Federal [...].
NOTA: A voz passiva é...
tracking img