Metodologia ciências e normas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos

Um aluno buscando informações sobre o mercado de refrigerantes leu no artigo dos autores Santos e Azevedo* a seguinte informação:

O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes, no entanto, é baseado em diferenciação, no qual os produtos apresentam algumas distinções entre si, acarretando diferentes graus de preferências quanto ao desejo de consumiros refrigerantes. Todavia, há uma alta elasticidade-cruzada entre refrigerantes, significando que, independentemente do sabor, são substitutos entre si. A existência de inúmeros bens substitutos e a não essencialidade do refrigerante à população explica a sua alta elasticidade-preço da demanda, ou seja, sua elevada sensibilidade em relação a alterações de preços.

*SANTOS, Selma Regina Simõese AZEVEDO, Paulo Furquim de. Concorrência no mercado de refrigerantes: impactos das novas embalagens. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0168.PDF . Acesso em: 26/07/2009.

A partir da leitura ele teve a idéia de desenvolver uma pesquisa junto aos universitários para investigar as restrições e resistências em relação às embalagens de vidro descartáveis (one-way).Dentre os objetivos abaixo descritos pelo aluno qual deles pode ser considerado correto:
Resposta
Resposta Selecionada: b.
Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.
Resposta Correta: b.
Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitaçãoem relação às embalagens de vidro descartáveis.
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Um objetivo de pesquisa deve ser formulado iniciando-se sempre com o verbo no infinitivo, pois indica o que se pretende na pesquisa para obter respostasao problema formulado. Assim, poderá ser um objetivo para a pesquisa a alternativa: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.
Pergunta 2
0 em 0,2 pontos

Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho,escreveu o texto abaixo.

“O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Com relação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estarpresentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.
Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmenteos tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.
Uma busca na literatura nota-se que ainda existe poucainformação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a compra, como aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos, a reação dos consumidores após a compra.
Estudos...
tracking img