Metodologia centifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Metodologia do Trabalho Científico - A.J. Siverino
Nos Capítulos I e II do referido livro, o autor esclarece como um aluno universitário deve organizar seus estudos. No Capítulo I o autorleva o aluno a entender a importância de uma metodologia de sistematização de estudos, enquanto no Capítulo II o autor descreve passo a passo a técnica que ele acredita ser a mais adequada napreparação do material de estudo que servirá como base para a aprendizagem autodidata.
Para o autor aluno universitário deve entender que o resultado do processo de aprendizagem depende fundamentalmente delemesmo e que o ensino superior exige uma postura autodidata. O ensino superior tem, portanto, a mera função de fornecer instrumentos para uma atividade criadora que deverá ser desenvolvida pelo próprioaluno. Todos os processos de assimilação passiva e mecânica praticada nas escolas de ensino fundamental e médio devem ser deixados para trás.
O autor sustenta que as atividades em sala de aula devemservir de ponto de início para embasamento teórico, mas que a assimilação dos elementos teóricos é garantida apenas pelo estudo individual. A bibliografia pessoal seria, portanto, o instrumento detrabalho de cada aluno.
Assim, ao dar início à vida universitária, o estudante precisa começar a formar sua biblioteca pessoal. Nesta devem constar livros fundamentais, textos básicos e textosespecializados, que devem ser adquiridos progressivamente no decorrer do curso. O aluno deve iniciar sempre com livros fundamentais, passando pelos textos básicos e só em um estágio mais avançado passar aostextos especializados de sua área e de áreas afins. Neste ponto o autor critica duramente os professores que acreditam que os alunos universitários devem fazer uso apenas dos textos especializados. Oautor argumenta que o aluno deve passar por um encaminhamento lógico que o inicie a pensar, sendo o professor apenas o agente condutor da aprendizagem.
O autor discorre, ainda, sobre um fator...
tracking img