Metodologia agil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Do Nada, ao Monumental, ao Ágil
A prática do desenvolvimento de software é uma atividade caótica em sua maior parte, normalmente caracterizada pela expressão "codificar e consertar". O software é escrito sem um plano definido e o projeto do sistema é repleto de várias decisões de curto prazo. Isso funciona muito bem se o sistema é pequeno - mas à medida que o sistema cresce, torna-se cada vezmais difícil adicionar novos recursos a ele. Defeitos subseqüentes se tornam cada vez mais dominantes e cada vez mais difíceis de serem eliminados. Um sinal típico de um sistema desse tipo é uma longa fase de testes depois que o sistema está "pronto". Esta longa fase de testes entra em confronto direto com o cronograma, pois testes e depuração são atividades cujos tempos são impossíveis de seremestimados.
Nós convivemos com este estilo de desenvolvimento há muito tempo, mas também temos uma alternativa há muito tempo: Metodologia. Metodologias impõem um processo disciplinado no desenvolvimento de software, com o objetivo de torná-lo mais previsível e mais eficiente. Elas fazem isso desenvolvendo um processo detalhado com uma forte ênfase em planejamento e inspirado em outras disciplinas deengenharia - por isso eu tendo a referir-me a elas como metodologias de engenharia.
Metodologias de engenharia estão disponíveis há muito tempo. Elas não têm sido percebidas como sendo particularmente bem-sucedidas. Elas têm sido notadas menos ainda por serem populares. A crítica mais freqüente é que estas metodologias são burocráticas. Há tanta coisa a se fazer para seguir a metodologia que otodo o ritmo de desenvolvimento fica mais lento.
Como uma reação a tais metodologias, um novo grupo delas surgiu nos últimos anos. Durante algum tempo elas foram conhecidas como metodologias leves, mas agora o termo mais aceito é metodologia ágil. Para muitas pessoas o apelo das metodologias ágeis é a reação delas à burocracia das metodologias monumentais. Estas novas metodologias tentam criar umequilíbrio entre nenhum processo e muito processo, provendo apenas o suficiente de processo para obter um retorno razoável.
O resultado disso tudo é que os métodos ágeis têm algumas mudanças de ênfase significativas em relação aos métodos de engenharia. A diferença mais evidente é que metodologias ágeis são menos centradas em documentação, normalmente enfatizando uma quantidade menor dedocumentos para uma dada tarefa. De várias maneiras, elas são mais voltadas ao código-fonte do programa: seguindo um caminho que diz que a parte-chave da documentação é o próprio código-fonte.
Entretanto, eu não acho ser este o ponto-chave das metodologias ágeis. Menos documentação é apenas um sintoma de duas diferenças mais profundas:
• Metodologias ágeis são adaptativas ao invés depredeterminantes. Metodologias de engenharia tendem a tentar planejar uma grande parte do processo de desenvolvimento detalhadamente por um longo período de tempo. Isso funciona bem até as coisas mudarem. Então a natureza de tais métodos é a de resistir à mudança. Para os métodos ágeis, entretanto, mudanças são bem-vindas. Eles tentam ser processos que se adaptam e se fortalecem com as mudanças, até mesmo aoponto de se auto-modificarem.
• Métodos ágeis são orientados a pessoas ao invés de serem orientados a processos.O objetivo dos métodos de engenharia é de definir um processo que irá funcionar bem, independentemente de quem os estiverem utilizando. Métodos ágeis afirmam que nenhum processo jamais será equivalente à habilidade da equipe de desenvolvimento. Portanto, o papel do processo é darsuporte à equipe de desenvolvimento e seu trabalho.
Nas sessões seguintes irei explorar estas diferenças em mais detalhes, para que você possa entender como é um método adaptativo e centrado em pessoas, seus benefícios e inconveniências, e se é algo que você deve utilizar - seja como desenvolvedor ou como cliente do software.

Predeterminante contra Adaptativo

Separação de Design e Construção
A...
tracking img