Metodologia administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões-roteiro

1 . Distinções entre
a.Pesquisa experimental, pesquisa descritiva e Pesquisa histórica.
R = A diferença entre a pesquisa experimental e a pesquisa descritiva é que esta procura classificar, explicar e interpretar fatos que ocorrem espontaneamente, enquanto a pesquisa experimental pretende demonstrar as causas ou o modo pelo qual um fato é produzido.
A pesquisadescritiva pode assumir diversas formas, entre as quais se destacam: pesquisa bibliográfica, documental, de campo, de opinião, de motivação, exploratória, histórica e estudo de caso. Pesquisa histórica Consiste em descrever e comparar usos, costumes, tendências e diferenças, através da documentação do passado (ALMEIDA, 1996, p. 106).Em síntese, a pesquisa descritiva, trabalha sobre os dadoscolhidos da própria realidade. A coleta de dados é uma das atividades da pesquisa descritiva e utiliza de diversos instrumentos. Porém, a coleta e o registro de dados não constituem, por si só, uma pesquisa. É apenas uma etapa.

2 . Quais são as requisitos, segundo Cervo e Bervian (1976), em relação ao delineamento de qualquer tipo de pesquisa em qualquer área do conhecimento?
R = Para Cervo eBervian (1976)em qualquer tipo de pesquisa em qualquer área do conhecimento supõe-se e exige-se a pesquisa bibliográfica prévia, quer para o levantamento da situação em questão, quer para a fundamentação teórica. Pesquisa exploratória também é requerida, pois consiste no passo inicial de qualquer investigação, contribuindo assim com a aquisição de embasamento para realizar posteriores pesquisas, pelaexperiência e auxílio que traz. Limita-se a definirem objetivos e buscar maiores informações e idéias novas sobre o tema em questão, familiarizando-se com ele.

3 . No que se refere às técnicas de pesquisa, o que é fundamental segundo Anna Florência de C. Martins Pinto?
1 OBSERVAÇÃO
Para Lakatos e Marconi (1996, p. 79) “a observação é uma técnica de coleta de dados para onseguirinformações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade.”. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos que se desejam estudar, utilizando-se de instrumentos para o registro das informações desejadas.
Para tornar a simples observação numa técnica científica, deve planejá-la mostrando-se com precisão como deverá ser feita, que dados registrar e comoregistrá-los. No registro poderá utilizar-se de vários instrumentos tais como: anotações em fichas, quadros, gráficos, formulários, dispositivos mecânicos etc.
Ao aplicar a técnica de observação, o pesquisador examina o fato sem nele interferir, controlando as idéias pré-concebidas que podem surgir. Assim, deve acompanhar, em silêncio, como simples espectador imparcial, retirando de forma clarae precisa todo o conhecimento do fato, anotando tudo o que for pertinente a ele e repetindo tantas vezes quantas for necessário, o exame do mesmo.
Rudio (1978, p. 72-73) recomenda que ao ser planejada uma observação deve-se indicar o campo, o tempo e a duração da mesma, como também, os instrumentos a serem utilizados e como serão registradas as informações obtidas.
A indicação docampo serve para selecionar, limitar e identificar o que vai ser observado. E só pode ser definido quando se temem, para determiná-la, a formulação de um problema, enunciado na forma de uma indicação que deve ser respondida.
O campo da observação deve abranger três elementos: a população (a que ou a quem observar), as circunstâncias (quando observar) e o local (onde observar). Do ponto devista científico, a técnica de observação oferece uma série de vantagens e limitações, como as outras técnicas de pesquisa, havendo, por isso, necessidade de se aplicar mais de uma técnica ao mesmo tempo (LAKATOS; MARCONI, 1996, p. 80).

1.1 Técnica de observação simples
É a técnica de observação em que o pesquisador, permanecendo alheio à comunidade, grupo ou situação que pretende...
tracking img