Metodoligia da alfabetização

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04
2. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO.............................................................05
3. CONCLUSÃO.......................................................................................................08
4.REFERÊNCIAS....................................................................................................09



1. Introdução

Para efetivação deste trabalho que ora apresenta faz-se necessário analisar a alfabetização numa perspectiva construtivista e progressista diferente daquela tradicionalmente conhecida através dos métodos analético e sintético que perduraram por muito tempo no processo de aquisição da leitura e escrita.Apresenta como objetivo propor uma metodologia de alfabetização letramento com base no pensamento construtivista e progressista, fazendo uma reflexão da alfabetização através dos pensamentos de autores como: Piaget, Vigotstky, e Ferreiro, e analisando os fatores que interferem no processo de alfabetização.
A perspectiva psicogenética foi quem mais influenciou a mudança de concepção do processo dealfabetização, onde o processo de construção da representação da língua escrita deixa de ser apenas dependente de estímulos externos para aprender.
Os métodos tradicionais de alfabetização não ofereciam mais reprodução, incitações práticas rituais ou conjunto de proibições, cujo objetivo era instrução sistemática da aprendizagem com exercícios motores de habilidades especificadas por alguém.Portanto, este trabalho opta por analisar outros métodos destinados a alfabetizar crianças, levando em consideração critérios das propostas pedagógicas subjacentes a tais propostas tradicionais.



2. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO

Atividades Aplicadas: Prática página 52

1a Atividade

Com intuito de pesquisar os níveis de escrita, dite para crianças entre três e sete anos algumas palavras(menino, formiga, anel, sol, hipopótamo) e peça para que elas as escrevam “do jeito delas”. Depois, com as escritas em mãos, analise-as tomando por base a teoria de Emilia Ferreiro, classificando-as nos níveis descritos pela autora.
Estas palavras: menino, formiga, anel, sol, hipopótamo, foram ditadas para uma criança de sete anos cursando a 2º séria primária.
Nesta etapa a criança se encontra nonível alfabético, pois faz a correspondência da grafia com fonemas, que favoreça a diferença das palavras pelos sons e sinais gráficos da linguagem. Nesta etapa a criança ainda não escreve conforme os padrões da norma culta seguindo as regras ortográficas.
Mas, portanto ela já consegue ler e se expressar. Com tudo isso não significa que todas as dificuldades tenham sido superadas.
Depois depassar por vários conflitos, a criança chega á conclusão de que não se pode adivinhar o que está escrito, mas precisa-se reconhecer os fonemas e as letras.
. à sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores;
. à identificação do som é garantia da identificação da letra, o que gera as famosas dificuldades ortográficas.
. à escrita supõe a necessidadesanálise fonética das palavras.
Smolka diz que podemos entender da escrita o processo de aquisição da escrita pelas crianças sobe diferentes ponto de vista: o ponto de vista mais comum onde a escrita é imutável e deve se seguir o modelo “correto” do adulto; o ponto de vista do trabalho de Emília Ferreiro, onde escrita é um objeto de conhecimento, levando em conta as tentativas individuaisinfantis; e o ponto de vista da interação, o aspecto social da escrita, onde a alfabetização é um processo discursivo.
Emilia Ferreiro, grande precursora e estudiosa de construtivismo explica todo processo complexo da aquisição da linguagem escrita.
Para todos alfabetizadores que importam realmente com a qualidade de seu trabalho pedagógico, com a mudança radical da vida daqueles pequeninos alunos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodoligia
  • Metodoligia
  • Metodoligia
  • Metodoligia
  • Metodoligia
  • METODOLIGIA
  • metodoligia
  • Metodoligia da ciencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!