Metodolia da pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 75 (18588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO

INTRODUÇÃO
1. INTRODUÇÃO A PESQUISA
1.1 Organização da Vida Acadêmica e sua Documentação;
1.2 Pesquisa Científica: Conceito e Tipos;
1.3 Conhecimento Científio e Outras Maneiras de Obter Conhecimento
1.4 Métodos Científicos e Técnicas de Coleta de Dados
2. DIRETRIZES PARA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
2.1 Análises: Textual, Temática, Interpretativa
2.2Fichamento, Resumo e Produção de Texto
2.3 Resenha
3. PESQUISA CIENTÍFICA
3.1 Estrutura do Projeto de Pesquisa
3.2 Estrutura do Relatório de Visita Técnica
3.3 Artigo Científico
3.4 Seminario de Pesquisa
4. DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
4.1 Aspecto Técnicos da Redação e Apresentação Gráfica Segundo ABNT
Elementos Pré - Textuais e Pós Testuais
4.2 Apresentação Oral eDominio das Técnicas
BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO
Metodologia da Pesquisa Científica é a disciplina que confere os caminhos necessários
para o auto –aprendizado em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. Estuda os métodos científicos sob os aspectos
descritivos e da análise reflexiva.
A Metodologia consiste em estudar e avaliar osvários métodos disponíveis, identificando
suas limitações ou não em nível das implicações de suas atualizações.
A Metodologia em nível aplicado examina e avalia as técnicas, bem como a geração ou
verificação de novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações
Descreve princípios teóricos e fornece orientações práticas que ajudarão a aprender a pensar criticamente, ter disciplina,escrever e apresentar trabalhos conforme padrões metodológicos e acadêmicos.
Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que "estuda os caminhos do saber", se entendermos que "método" quer dizer caminho, "logia" quer dizer estudo e "ciência" que dizer saber.

1. INTRODUÇÃO A PESQUISA
Pode- se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivoproporcionar respostas aos problemas que são propostos.A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema,ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.
A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos,técnicas e outros procedimentos científicos.Na realidade, a pesquisa desenvolve- se ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados.
Há muitas razões que determinam a realização de uma pesquisa.Podem, no entanto, ser classificadas em dois grupos: razões de ordem intelectual e razões de ordem pratica. As primeirasdecorrem do desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer.As ultimas decorrem do desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz.
Tem sido comum designar as pesquisas decorrentes desses dois grupos de questões como "puras" e "aplicadas" e discuti-las como se fossem mutuamente exclusivas. Essa postura é inadequada, pois a ciência objetiva tanto oconhecimento em si mesmo quanto as contribuições praticas decorrentes desse conhecimento.Uma pesquisa sobre problemas práticos pode conduzir á descoberta de princípios científicos. Da mesma forma, uma pesquisa pura pode fornecer conhecimento passiveis de aplicação pratica imediata.

1.1 ORGANIZAÇÃO DA VIDA ACADÊMICA E SUA DOCUMENTAÇÃO
Ensino superior exige nova postura de estudo, explorando-se o queaprendeu em estudos anteriores. Doravante o resultado do processo depende do aluno, exigindo condições de aprendizagem de maior autonomia na efetivação da aprendizagem. Exige maior independência em relação aos subsídios da estrutura de ensino e dos recursos que a instituição oferece. Vida acadêmica exige postura de auto-atividade didática, crítica e rigorosa, requer um novo estilo de estudo em...
tracking img