MetodoAgilAplicadoaEngenharia

4442 palavras 18 páginas
Método Ágil Aplicado à Engenharia

Orientador
Prof. Paulo Alves de Oliveira Junior
Faculdades Alves Faria (Alfa)

Alunos
Ariádner Silva Borges
Faculdades Alves Faria (Alfa)
Halinne Gonçalves Neiva
Faculdades Alves Faria (Alfa)
Rafael de Sousa Oliveira
Faculdades Alves Faria (Alfa)

Resumo
Este artigo se propõe a realizar um estudo de caso, cujo foco é a utilização de um framework até então desenvolvido para auxiliar na gestão de projetos ágeis de tecnologia da informação (TI), fora de seu ambiente natural. Descreve como uma empresa de Engenharia Elétrica utiliza Scrum de forma a otimizar seus processos e a adaptação realizada no framework para sua utilização. Os resultados do estudo de caso proposto, demonstra que Scrum pode contribuir para a melhoria de gargalos em processos de empresas fora da área de TI.
Palavras - Chave: Scrum; Processo Ágil; Engenharia Elétrica; Utilização de Scrum Fora de TI.

1. Introdução Com o aumento da competição entre os mercados, a agilidade e a flexibilidade se tornaram diferenciais competitivos. Suportar e responder rapidamente às mudanças do mercado significa estar um passo à frente dos concorrentes [1]. O conceito de projeto fase a fase que passava pelo desenvolvimento do conceito, testes de viabilidade, design do produto, processo de desenvolvimento, piloto e produção final, vem disputando espaço com um conceito onde o processo de desenvolvimento do produto emerge de uma interação constante de uma equipe multidisciplinar em fases definidas, altamente estruturadas, cujos membros trabalham juntos do início ao fim do projeto [2]. Os japoneses Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi realizaram um estudo sobre um estilo de gerenciamento de projetos que produzia melhores resultados com equipes pequenas e multidisciplinares, daí temos a primeira inferência de Scrum.
No artigo "The New Product Development Game" [2] publicado na Revista Harvard Business Review em 1986, esses japoneses fizeram uma

Relacionados