Metodo tradicional do serviço social

Páginas: 7 (1665 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado em serviço social
r

rosy brasil brasil

Método Tradicional do Serviço Social



Castanhal
2010


rosy brasil brasil

Método Tradicional do Serviço Social

Trabalho de Bacharelado em Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina deFundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social ll.

Orientador: Prof.: Adarly Rosana Moreira Goes

Castanhal
2010

INTRODUÇÂO
A profissão de assistente social surgiu no Brasil na década de 1930. O curso superior de serviço social foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão. Em virtude das mudanças ocorridas na sociedade e no seio da categoria um novo aparato jurídico se fez necessário de forma a expressar os avanços da profissão e o rompimento com a perspectiva conservadora. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federalde Serviço Social e Conselhos Regionais. E, fundamentalmente, define em seus artigos 4º e 5º, respectivamente, competência e atribuições privativas do assistente social.
Além da Lei, contamos também com o Código de Ética Profissional que veio se atualizando ao longo da trajetória profissional. Em 1993, após um rico debate com o conjunto da categoria em todo o país, foi aprovada a quinta versão docódigo de Ética Profissional, instituída pela resolução 273/93 do CFESS.
No início da década de 40 os profissionais formados nas primeiras escolas de Serviço Social no Brasil, participaram de cursos promovidos pela concessão de bolsas de estudos nos Estados Unidos, e quando regressaram, implantaram o que foi caracterizado como um processo metodológico de Serviço Social de Caso, Serviço Social deGrupo e Serviço Social de Comunidade. Este processo tornou-se para a categoria no método básico ou método tradicional da profissão. Na década de 50 e 60 a preocupação é formar assistentes sociais com bases científicas.
No século XX Mary Richmond, passa a estudar e investigar seriamente o meio social em que as pessoas vivem, através das entrevistas, conversas, visitas domiciliares, observando,anotando e fazendo relatórios para obter um diagnóstico. Inclusive o método serviço social de caso foi indicado por Mery Richmond.


DESENVOLVIMENTO
O surgimento do serviço social ocorreu no Brasil nos anos de 20 e 30, tem sua origem no amplo movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade. Com o crescimento da industrialização e daspopulações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária. Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial. Essa atitude visava principalmente o interesse do Estado e das classes dominantes de atrelaras classes subalternas ao Estado, facilitando sua manipulação e dominação. Não podemos esquecer que a influência católica européia era baseada nas idéias de Mary Richmond.
O mesmo foi oficializado no país pela lei nº 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão. Em virtude das mudanças ocorridas na sociedade e noseio da categoria um novo aparato jurídico se fez necessário de forma a expressar os avanços da profissão e o rompimento com a perspectiva conservadora. Hoje a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662 de 07 de junho de 1993 que legitima o Conselho Federal de serviço social e conselhos Regionais. E, fundamentalmente, define em seus artigos 4º e 5º respectivamente, competência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método tradicional do serviço social
  • Método de Serviço Social de Caso
  • Metodos e tecnicas do serviço social
  • Metodo Paulo Freire e Serviço Social
  • A erosão do serviço social tradicional na america latina
  • Serviço social tradicional e a sua influência na atuação profissional atual
  • metodos tradicionais
  • Método tradicional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!