metodo socratico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O método socrático
Antes de Sócrates, os pré-socráticos interessavam-se predominantemente pelo exterior: cosmos, physis. Sócrates, de forma diferente dos Sofistas, inverte esta tendência apropriando- se da máxima do oráculo de Delfos: "Conhece-te a ti mesmo".
O homem deve procurar em si o universal e não o particular, escutar a voz da razão que muitas vezes o egoísmo e as paixões abafam.Conhece-te a ti mesmo, conhece aquilo que em ti é fonte de conhecimento verdadeiro: a Razão. A viragem antropológica em Sócrates encara o homem não como indivíduo, mas como Razão.
Para encontrar a Verdade não é preciso escutar os discursos que estão na moda, nem pagar a mestres. A Verdade emana do interior de cada um e guiados pela razão todos, mesmo o mais ignorante, podem chegar a metas idênticas.A contraposição (entre Sócrates e a Sofística) é aqui total. Os Sofistas impõem pontos de vista. Não pretendem convencer - ou seja: vencer juntamente o falso saber - mas simplesmente vencer. Para Sócrates a atitude doutrinária é dogmática e revela falta de auto-análise, de autocrítica. Assim, por exemplo, não começará o seu diálogo dizendo “a justiça é", "a valentia é" - como se possuísse averdade -, mas baseando-se em perguntas e respostas encadeadas e severamente analisadas, acabará perguntando: "Estamos de acordo em que esta palavra significa?"
Quem se crê possuidor da verdade, impõe-na; quem a busca, a procura dar à luz, compartilha dúvidas e esforços. Podemos sintetizar a essência do método socrático nesta frase aprendemos com os outros mas os outros nada ensinam. Nada nosensinam porque, como a maiêutica o ilustra, a verdade está no seio de cada um, não é transmitida pelos outros, não é comunicada mas sim descoberta. Contudo aprendemos com os outros porque através do diálogo eles nos ajudam a despertar o que em nós está adormecido, encoberto pelo falso saber. "O professor" é simplesmente aquele que orienta e participa na descoberta de uma verdadeuniversal. Remove o véu do falso saber e "espicaça" para a descoberta do saber real.






O que é um Diálogo Socrático?
Um Diálogo Socrático é uma sessão de investigação filosófica em grupo na forma de um diálogo orientado por um filósofo, regido por determinadas regras e cujo intuito principal é o de promover o pensamento autônomo e crítico dos participantes.
O objetivo específico de um Diálogo Socrático éresponder a uma pergunta filosófica concreta, através da procura de um consenso em torno dos conceitos que a pergunta nos apresenta. Enquanto procura de um consenso (sempre difícil) um Diálogo Socrático é uma atividade cooperativa entre pessoas com diferentes backgrounds e experiências de vida. A investigação começa, exatamente, por relatos de experiências concretas dos participantes que ogrupo considere relevante para a pergunta que temos à nossa frente. Desta forma, partindo do concreto e sempre regressando ao concreto, evitamos a abstração excessiva, comum a muitos debates filosóficos. Ao pensar as nossas experiências e ao confrontar os nossos pensamentos mais abstratos com as nossas experiências estamos a seguir à risca o ensinamento de Kant de que “não podemos pensar nenhum objeto que nãoseja por meio de categorias (conceitos); não podemos conhecer nenhum objeto pensado a não ser por intuições correspondentes a esses conceitos.
Para atingirmos satisfatoriamente esse nosso objetivo (“responder a uma pergunta filosófica concreta”) é necessário que o grupo esteja disposto a gastar (ganhar) tempo e a entregar-se de forma honesta e persistente à discussão cooperativa. Essapersistência e compromisso com a verdade (e não com o nosso ego ou com qualquer agenda escondida) são condições essenciais para que se consiga clarificar e compreender as várias definições e argumentos que vão surgindo durante o diálogo. Só dessa forma seremos capazes de aprofundar filosoficamente as experiências quotidianas relatadas pelos participantes.
Sendo o objetivo específico de um Diálogo...
tracking img