Metodo historico critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A) QUAL A FUNÇÃO DA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR?

Desde sua criação a Escola tem um papel fundamental na sociedade, o qual seu objetivo era doutrinar o processo de desenvolvimento educacional das crianças até a fase adulta, a fim de se criar uma rotina regrada, alienada e submissa aos padrões estabelecidos por entidades privadas. É formar cidadãos, dar ao alunos os ensinamentos de que elesnecessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãosconscientes de seus direitos e deveres. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida. Por isso, a escola deve ser um espaço de formação e informação, onde a aprendizagem de conteúdos propicie a inserção do aluno no contexto das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior.

O papel do professor, é o de planejar, selecionar e organizar os conteúdos,programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe, incentivar os alunos, ou seja, o professor ,assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la. O professor deve conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão.
Opapel do ensino, e, portanto, do professor é mediar à relação de conhecimento que o aluno trava com os objetos de conhecimento e consigo mesmo, para a construção de sua aprendizagem.
O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido erepassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
Hoje em dia, podemos e devemos ensinar os alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias. Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, torna-se necessário ao professor, o conhecimento de estratégias de ensino e odesenvolvimento de suas próprias competências de pensar, além da abertura, em suas aulas, para a reflexão dos problemas sociais, possibilitando aulas mais democráticas, através de um saber emancipador.
Contamos também com a tecnologia, que hoje em dia é bastante usada para um melhor desenvolvimento individual, tanto para o professor, quanto para o aluno. "A tecnologia faz parte do cotidiano de todos osjovens. Os alunos esperam que o professor se utilize disso em sala de aula. Seu papel mudou completamente, mas continua essencial. Ele guia o processo de aprendizagem, sendo o elo entre o aluno e a comunidade científica". A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos.
O importante na sala de aula é trabalhar a cidadaniana prática, para que os alunos compreendam que cada um, independentemente de classe social, crença religiosa, raça ou cor, tem o seu lugar garantido na sociedade e que de sua atuação transformadora, resultará uma sociedade mais justa e igualitária.
             O ambiente da sala de aula é o lugar adequado para que professores e alunos construam uma visão crítica de mundo, através de questõessimples, mas intencionadas a uma crítica constante, capaz de reconhecer no homem crítico, o caminho para a reconstrução de um mundo novo.
             E tudo isso é possível. Basta que o educador seja um leitor, escritor, pesquisador que faz ciência da educação.



   CONCLUSÃO
             A escola enquanto instituição detentora do saber precisa compreender sua importância na formação de um...
tracking img