Metodo do caminho critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CPM MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO
Método do caminho critico é conhecido por, CPM (critical-path method), é utilizado na gestão de grandes projetos para determinar o tempo que o projeto demora para serconcluído. O caminho critico é a sequencia de atividades que devem ser concluídas nas datas programadas para que o projeto possa ser concluído dentro do prazo final. Se o prazo final for excedido, épor que uma das atividades do caminho critico não foi concluída na data programada. As atividades ou tarefas criticas definem assim o caminho critico. Com isso, fornece também informação útil para quese possa elaborar um projeto atendendo os recursos necessários em função das restrições aliadas ás tarefas criticas, conseguindo então uma equilibrada gestão de recursos por todo o projeto.
O caminhocritico tem como finalidade atribuir uma duração a cada atividade e para cada atividade designar tipo de recurso , quantidade e custo. A visão e o bom uso do caminho critico auxiliam muito a evitar“urgências” e seus consequentes sobre custos. Minimiza despesas adicionais em situações de atraso.
O cpm foi criado na empresa norte americana DUPONT com o objetivo de realizar as paradas da manutençãono menor prazo possível.
O cpm se utiliza de construções gráficas simples como: flechas, círculos numerados e linhas.
Flechas
É o gráfico das operações, cada uma é representado por uma flecha cadaflecha tem uma ponta e uma cauda. A cauda representa o inicio e a ponta o final da atividade.
Atividade fantasma
É uma flecha tracejada usada como artificio para identificar a dependência entre asoperações. Não requer tempo, é um ajuste do cronograma, isto é, depende apenas da programação correta.
Nó ou Evento
São círculos desenhados no inicio e no final de cada flecha para facilitar avisualização e os cálculos de tempo. Devem ser numerados aleatoriamente .
O nó é um limite entre o inicio de uma atividade e o final de outra.
FOLGA
É o tempo definido que cada atividade pode...
tracking img