Metodo dedutivo de rene decartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Descartes usa o método dedutivo que consiste em especulações a priori e que portanto não necessitam, ou não podem, ser provadas na experiência. A dedução normalmente é a concatenação de informações pressupostas (x é um valor negativo entre –7 e –4, par, mas não é –4, logo x = –6). A dedução cartesiana não recorre à experiência em nenhum momento, mas o fato de muitas conclusões do método dedutivocoincidirem com o que se observa no mundo real leva a acreditar que a dedução é um método confiável (e de fato é), mas é passível de erro caso um dos pressupostos seja falso, sendo esse um método sensível à falácias. Além do mais, a dedução é criticável ao tratar da temática teológica ou metafísica, afinal não há como trazer à experiência qualquer de seus resultados na seara supra sensorial. Essasocasiões limitam a dedução ao meio especulativo, embora funcione com o que é observável e óbvio.
O Método Indutivo
Bacon propõe como processo de busca do conhecimento o método indutivo. Contudo, preocupa-se em distinguir seu método da indução aristotélica que julgou ser puramente lógica e incidente sobre a natureza, aparecendo como simples enumeração de casos particulares. O objetivo da induçãopara Bacon foi atingir os princípios dos fenômenos através da generalização. Para tanto, ele fez da experimentação a base de seu método, mas, sem pretender prescindir do intelecto. Bacon considerava a razão como indispensável na análise e exclusão dos casos particulares, porque acreditava que os sentidos são simples fornecedores de informações ordinárias e não conclusivas. Bacon fez a apologia dométodo experimental, propondo a indução como condição para alcançar os princípios mais gerais dos fenômenos, não ficando limitada ao fato particular.
O método permitiu remontar gradualmente os dados pela exclusão dos casos particulares, cuja escolha ou exclusão eram determinadas pelas sucessivas experiências até que se atingisse a verdadeira natureza do fenômeno. As Tábuas foram os instrumentospropostos por Bacon com a finalidade de sistematizar os dados, recolhendo-os da natureza de acordo com uma ordem idônea, bem apropriada às exigências do intelecto:
As tábuas de Presença agrupam os aspectos conhecidos sobre as "circunstâncias em que uma certa ‘natureza’, por exemplo, o calor, habitualmente se apresenta" (Abbagnano,1982:27,28).
As tábuas de Ausência agrupam "aqueles casos quesão privados da natureza em questão, embora estando próximo ou ligados àqueles que a apresentam" (Abbagnano,1982:28).
As tábuas de Grau ou Comparativas agrupam "aquelas instâncias ou casos em que a natureza procurada se encontra em diferentes graus, maiores ou menores; o que deve fazer-se comparando o seu aumento e a sua diminuição no mesmo sujeito ou comparando sujeitos diferentes, confrontadosum com o outro" (Abbagnano,1982:28).
A partir dos dados recolhidos, inicia-se a indução propriamente dita, comparando primeiramente as natureza excedentes, negativas, e em seguida inicia-se a parte positiva da indução que indicará uma hipótese provisória chamada "primeira vindima". Esta hipótese será posta a prova através das instâncias prerrogativas, que variam em vinte e sete espécies chamadasinstâncias: solitárias, migratórias, impressionistas, clandestinas, manipulares, analógicas, etc... A instância decisiva foi denominada "instância crucial".
Todo processo de indução visou estabelecer a causa dos fenômenos naturais. Para Bacon a causa é a forma, apesar de negar Aristóteles, ele reportou-se diretamente ao significado aristotélico de forma substancial. Entretanto, Bacon afirmou quea busca e a descoberta da forma deve ser fundamentada em um processo experimental e não em processos conceituais. Segundo Abbagnano (1982), Bacon apesar de ter reconhecido a estrita conexão entre a ciência e o poder, tornando-se "o profeta da técnica", não considerou o papel definitivo da matemática dentro da ciência moderna.
Na realidade o experimentalismo de Bacon mantém-se nos quadros da...
tracking img