Metodo de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 28 (6980 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODO DA PESQUISA
A pesquisa realizada possui natureza exploratório-descritiva (MALHOTRA, 2001). O caráterexploratório do estudo deriva da inexistência de uma base conceitual consolidada sobre EAD na áreaorganizacional (SALAS e outros, 2002). Por outro lado, as principais características das iniciativas deEADI foram levantadas em uma estrutura de coleta de dados típica de um estudo descritivo.Para a realização da coleta de dados, foi desenvolvido um instrumento quantitativoqualitativo, ormado por questões abertas e fechadas. Essas questões foram desenvolvidas com a intenção de tentar induzir os respondentes a assumir o seu posicionamento, de forma objetiva, a espeito de alguns dos aspectos contemplados no presente estudo. Já as questões abertas buscaram um maior aprofundamento emaspectos julgados mais relevantes do tema.

A construção do instrumento de coleta de dados foi baseada no referencial teórico e na ralização de duas pré-entrevistas semi-estruturadas, feitas com profissionais responsáveis por iniciativas de EADI em grandes organizações. A primeira entrevista foi realizada com o gerente geral de Recursos Humanos de uma empresa do setor varejista de Porto Alegre(RS), e a segunda, com o gerente de treinamento da área de produção de uma empresa do setor automobilístico de Curitiba (PR).

Essas entrevistas, realizadas no ano de 2002, permitiram acrescentar e confirmar variáveis levantadas a literatura, possibilitando corrigir distorções e ajustar o instrumento de pesquisa. O Quadro 2 presenta as dimensões, os objetivos e as variáveis pesquisadas, sendo quecada dimensão é
acompanhada pelos autores em que elas estão embasadas.

[Inserir Quadro 2]
O instrumento inicial de pesquisa foi apresentado a dois especialistas, na busca de uma maior validação de conteúdo (NACHMIAS e NACHMIAS, 1996). O primeiro especialista é um acadêmico, e o segundo, um profissional na área de EADI. As sugestões apresentadas por ambos propiciaram melhorias que foramincorporadas ao instrumento.

As doze empresas participantes da pesquisa (realizada em 2003) se localizam nos Estados de São Paulo (dez), Santa Catarina (uma) e Rio Grande do Sul (uma). Todas elas são de grande porte, ou seja, possuem mais de 500 funcionários na classificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Quanto aos setores, classificam-se em: serviços públicos(3 empresas); comércio varejista (2 empresas); eletrônico (2 empresas); mecânica (2 empresas); serviço de transporte (1 empresa); automotivo (1 empresa); e tecnologia e computação (1 empresa). Quanto à origem do capital, quatro das doze empresas participantes da pesquisa são de capital nacional, e outras oito, de capital estrangeiro. Dessas, duas possuem centros de treinamento destinadosexclusivamente à capacitação de seus colaboradores.
Os respondentes da pesquisa atuam em três diferentes tipos de cargos, mas todos pertencem à área de Recursos Humanos de suas organizações, sendo: dois gerentes de RH; oito gerentes de treinamento e desenvolvimento; e dois analistas de RH. Cabe destacar que, dos doze respondentes, nove deles estão totalmente envolvidos com os cursos de EADI e três outrosse dizem parcialmente envolvidos. Esses ocupam o cargo de gerente de treinamento e desenvolvimento, subordinado a um gerente de RH.

Foram entrevistados pessoalmente sete respondentes das empresas de São Paulo, um de Santa Catarina e outro do Rio Grande do Sul. Nos três casos restantes, o instrumento foi enviado e retornou pelo Correio. Vale salientar que, apesar de o instrumento de pesquisa serestruturado, durante as entrevistas realizadas pessoalmente, buscou-se explorar o fenômeno de forma aprofundada, dando liberdade aos respondentes para emitir suas opiniões (YIN, 2001). Contudo, se é verdade que as entrevistas presenciais trouxeram maior profundidade nas respostas, comparativamente às realizadas por Correio, também é verdade que a análise das respostas não mostrou a existência de...
tracking img